Covid-19: Imunização de 332 idosos acima de 65 anos foi realizada nesta quarta-feira em Lucas do Rio Verde

0
126
Foto: Ascom Prefeitura/ Luiz Henrique Fernandes

Foi realizada nesta quarta-feira (28) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 332 idosos. A convocação dessa nova faixa-etária só foi possível após a chegada de nova remessa de vacinas pelo Governo do Estado de Mato Grosso na terça-feira (27).

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, o Ministério da Saúde está com duas campanhas de imunização em vigência: Gripe (Influenza) e Covid-19. Alguns públicos-alvos coincidem portanto, o momento pede atenção redobrada aos prazos e datas de vacinação.

“Os idosos (e profissionais da saúde) estão nos grupos prioritários das duas campanhas nacionais de imunização e de devem se atentar às datas. A vacina contra a Gripe (Influenza) e contra a Covid-19 devem ser tomadas com, no mínimo, 14 dias de espaçamento devido a composição de cada uma”, explica.

É o caso de Maria Elza, 67 anos, pensionista, já teve a faixa etária convocada, mas aguardou o prazo para ser imunizada contra a Covid-19. “Estou muito feliz por estar aqui hoje. Eu tinha tomado a vacina da gripe antes da minha faixa etária ser convocada então tive que esperar uns dias. Estava ansiosa mas valeu a pena aguardar”, afirma.

A jovem Eliada veio logo no primeiro horário trazer a mãe, Maria Elza, para receber a primeira dose da vacina. “Na quarta-feira eu levei meu pai no drive-thru, agora trouxe minha mãe. É meu dever e eu estava preocupada porque eles dão um pouquinho de trabalho, gostam de sair para caminhar, se exercitar. Agora vai ficar mais tranquilo, mas não vamos descuidar até a segunda dose chegar”, explica.

Clemair Rossato, 65 anos, conta que já teve pessoas próximas contaminadas pelo vírus e aguardava ansiosamente seu momento de imunização chegar. “Estou muito feliz! Tive três casos de Covid-19 na família e eu estava ansiosa demais. Agora vou esperar o prazo e continuar me cuidando muito até a segunda dose”, afirma.

Os idosos imunizados nesta quarta-feira receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca, que pede 12 semanas até o recebimento da segunda dose. Na data, o público será devidamente avisado com antecedência para retorno.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que tem preocupação extra em garantir a reserva de vacinas para aplicação completa, de primeira e segunda dose, em todos os imunizados. Não só como parte do Plano Nacional de Imunização e de Operacionalização do Ministério da Saúde, mas com o compromisso de transparência e imunização efetiva a todo cidadão luverdense.

Fonte: Ascom Prefeitura/Duana Souza