Covid-19: Vacinas recebidas são insuficientes para demanda em Lucas do Rio Verde.

0
132
A aquisição e envio de vacinas contra a Covid-19 é de responsabilidade do Governo Federal. O recebimento, separação e distribuição das doses é de incumbência do Governo do Estado. Cabe então, a cada município, fazer a administração, estoque e aplicação das doses, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização e Imunização.
Ao distribuir as doses para Lucas do Rio Verde, o Governo do Estado considera uma estimativa populacional, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que não corresponde à realidade, já que o município luverdense possui quantitativo maior de idosos do que vacinas recebidas para cada público.
Quanto ao recebimento de doses extras, a Prefeitura informa que, até então, recebeu apenas as doses estimadas nas prévias portarias oficiais.
As resoluções são emitidas pela Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB/MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e seguem o Plano Nacional de Imunização e de Operacionalização do Ministério da Saúde.
Confira as resoluções do Ministério da Saúde, as orientações técnicas e o vacinômetro no site: www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus