A vacinação contra a Covid-19 traz um alívio para aqueles que já receberam as doses do imunizante, mas não é motivo para descuido. A possibilidade de infecção e transmissão do vírus são reais mesmo após o recebimento das duas doses da vacina.
“O que se sabe é que a vacina promete uma proteção quanto às formas graves da doença, mas isso não impede que a pessoa venha a contrair o vírus de forma leve ou moderada e transmitir para outros. Por isso a importância de manter os cuidados básicos”, explica a secretária municipal de Saúde, Fernanda Heldt Ventura.
As recomendações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são de uso contínuo de máscaras, higienização das mãos, ambientes domésticos e no trabalho, e distanciamento social.
É importante ressaltar que a vacina não tem resultado imediato no corpo humano após a primeira dose. Leva de duas a quatro semanas (ou nove, dependendo da vacina) até que a eficácia do imunizante possa ser completa com o reforço da segunda dose. Mesmo assim, os cuidados de prevenção devem ser mantidos.
“A vacina ajuda muito, mas a pandemia não acabou. Não é porque alguém tomou a vacina que pode descuidar. É importante pensar não só em quem já recebeu as doses, mas também na transmissão e contágio do vírus de forma geral, naqueles que ainda não foram imunizados”, afirma Ventura.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda orienta que, ao apresentar os primeiros sintomas, a comunidade procure o Pronto Atendimento Municipal (PAM) a fim de identificar e tratar os quadros clínicos imediatamente.
O PAM fica localizado na Avenida Brasil, nº 149, bairro Cidade Nova, e funciona todos os dias com atendimento ao público das 6h às 18h.
Fonte: Ascom Prefeitura/Duana Souza