Utilizando maquinários pesados, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançaram na execução das obras de manutenção no trecho não pavimentado da BR-158, em Mato Grosso. Os serviços melhoraram a trafegabilidade do trecho de 130 quilômetros de extensão, em traçado provisório, uma vez que a implantação definitiva da rodovia passará a contornar a Terra Indígena Marãiwatsédé.
Os pontos críticos com atoleiros foram eliminados, em razão dos serviços de manutenção. Dessa forma, os caminhões e carretas trafegam normalmente e sem formar filas. As obras já garantiram maior trafegabilidade aos usuários e continuarão sendo executadas ao longo do ano, reduzindo o impacto causado pelas chuvas no trecho.
As equipes do DNIT estão mobilizadas na BR-158/MT e atuando 24h por dia no encascalhamento, colocação de pedras rachão, melhoria dos acessos às pontes, patrolamento e recuperação completa da estrada, especialmente nos trechos prioritários, seguindo o planejamento elaborado em visitas técnicas do Departamento.
As ações emergenciais da Autarquia combateram os efeitos das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano e que degradaram o pavimento. Para dar maior celeridade às ações de recuperação, foram abertas cinco frentes de trabalho. A partir dos serviços realizados, a rodovia encontra-se com o tráfego de carros, ônibus e caminhões totalmente normalizado, sem pontos de acumulação de água.
As equipes continuarão atuando no trecho, assegurando maior conforto e segurança aos usuários que trafegam pela região do Araguaia. Atualmente cerca de 2 mil carretas circulam diariamente pelo trecho – único segmento não pavimentado da BR-158/MT.
Contorno
O governo federal trabalha para a construção de um novo traçado da BR-158/MT, contornando a área que foi reconhecida como Terra dos Xavantes em 2004. O novo contorno prevê dois lotes de obras de pavimentação. O Lote A da rodovia já foi licitado, contemplando o projeto e a obra. O trecho vai do km 201,2 da BR-158/MT (região do Posto Luisinho) ao km 93,99, interseção com Alto Boa Vista na BR-242/MT.
O Lote B do contorno já está em etapa de estudo avançada, o que possibilitará posterior licitação de projeto e obra. O trecho vai do km 93,99 ao km 330,6.
As obras de pavimentação dos dois segmentos do contorno dependerão de aporte orçamentário, contando com a priorização do Ministério da Infraestrutura e com o apoio da Bancada do Mato Grosso no Congresso Nacional.
Trecho pavimentado
O DNIT também atua realizando serviços em trechos pavimentados da BR-158/MT. Em um dos segmentos, próximo à Barra do Garças, as equipes da Autarquia executam serviços de recuperação do pavimento. Além disso, realizam a roçada e retiram a vegetação das margens da rodovia, melhorando a visibilidade das placas de sinalização, considerada um corredor logístico por escoar parte da produção do agronegócio.
BR-242/MT
Os profissionais das equipes do DNIT também atuam na manutenção e conservação da BR-242/MT que dá acesso ao município de São Felix do Araguaia. A rodovia encontra-se com boas condições de trafegabilidade que asseguram maior segurança aos usuários que trafegam pela via.
Malha federal
Dentro de Mato Grosso, o DNIT tem como missão cuidar da manutenção de 4,2 mil quilômetros de patrimônio público de malha federal (BR-070/MT, BR-158/MT, BR-163/MT, BR-174/MT, BR-242/MT e BR-364/MT).
As ações de manutenção são necessárias para que as estradas suportem, especialmente, o grande volume de chuvas que atingiu o Estado neste início de 2021.