O Pronto Atendimento Municipal (PAM) completou um mês de funcionamento em nova estrutura, destinado ao atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 e realizou 5.468 atendimentos no total.
Desde que se tornou Sentinela, no PAM agora os serviços estão centralizados e os pacientes são acompanhados durante todo o processo. Desde a chegada à unidade, ao apresentar os primeiros sintomas, passando pela triagem, realização de testes rápidos para diagnóstico, exames laboratoriais, tratamento medicamentoso e pós-recuperação, com disponibilidade de psicólogo e fisioterapeuta.
Foram realizados 2.090 exames para diagnóstico rápido (antígeno), tendo 1.120 resultados positivados.
No PAM, em um mês, 66 pessoas estiveram internadas na enfermaria e 62% desses apresentaram melhora dos sintomas. A estrutura tem capacidade máxima de 15 leitos e foi montada para dar suporte e diminuir a demanda de internações no Hospital São Lucas.
A Secretária de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura, reforça a importância do serviço completo centralizado e avalia o primeiro mês de funcionamento de forma positiva.
“Um mês parece pouco, mas as pessoas já estão acostumando com o PAM como unidade Sentinela. Quando falamos em Covid-19, é importante ter um espaço físico de referência, saber onde buscar ajuda. Contar com tudo o que precisamos para um atendimento digno no mesmo lugar, mais do que conveniência é necessidade, para trazer celeridade ao processo de tratamento do paciente”, afirma.
Foram coletados 4.599 exames laboratoriais e feitos 511 exames de diagnóstico (raio-x e tomografia). Quando se trata da recuperação física e mental dos pacientes, foram realizados 281 atendimentos de fisioterapia e 76 atendimentos com psicólogo.
“Além de tratar os sintomas básicos, como febre, tosse, falta de ar, etc., o paciente recebe também acompanhamento para saúde mental. Ansiedade, insônia, medo e pânico são os mais comuns e tudo isso é tratado aqui. Além do acompanhamento psicológico à família dos pacientes internados e dos profissionais da saúde da unidade, que também sofrem consequências”, explica o psicólogo do PAM, Edson Carlos Silva.
O PAM tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, e atendimento ao público das 6h às 18h. Já das 18h às 6h é o período de cuidados específicos aos pacientes que já estão internados.
Mais informações sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 em Lucas do Rio Verde estão no site exclusivo: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus
Fonte: Ascom Prefeitura/ Duana Souza