Neste segunda-feira (12), a Federação Catarinense de Futebol, criada em 1924, completa 97 anos de fundação. No comando da entidade foram um total de 17 presidentes. A primeira sede da FCF foi no Colégio Catarinense, em Florianópolis. De lá para cá, a FCF esteve instalada em mais 12 locais em Florianópolis e outros três em Balneário Camboriú. Atualmente, a sede é própria, foi inaugurada no fim de 2008 e fica no bairro de Balneário Camburiú.
“Para mim é motivo de orgulho estar à frente da FCF. E para a instituição chegar a essa longa trajetória é porque teve muito trabalho de clubes, ligas, dirigentes e colaboradores. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos durante toda essa trajetória de sucesso do futebol de Santa Catarina”, destaca o presidente da FCF, Rubens Angelotti, em entrevista ao site da FCF.
Atualmente Santa Catarina conta com oito vagas para o Campeonato Brasileiro Masculino 2021. A Chapecoense, atual campeã da Série B, irá disputar a Série A. Avaí e Brusque disputarão a Série B. Na Série C, estarão na disputa Figueirense e Criciúma. Vão disputar a Série D Juventus, Joinville e Marcílio Dias. Além do Brasileirão, os catarinenses também estão nas disputas da Copa do Brasil, Aspirantes e Brasileiro e Copa do Brasil nas categorias Sub-17 e Sub-20.
O futebol catarinense também tem uma representatividade bastante relevante no feminino. Apenas na temporada 2020, duas equipes do Estado fizeram as finais das duas principais divisões. O Avaí/Kindermann é o atual segundo colocado no Campeonato Brasileiro da Série A-1 e, inclusive, disputou recentemente a Libertadores na Argentina. O Napoli faturou o título da Série A-2 e conquistou a vaga para a elite do futebol nacional.
No ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Santa Catarina tem um peso importante. Com a boa presença de clubes nas competições nacionais, Santa Catarina é a sexta no ranking no futebol masculino e quinto no feminino. A arbitragem de Santa Catarina tem destaque relevante em nível nacional. No quadro da FCF temos quatro árbitros e um auxiliar no quadro da Fifa. Um ponto importante é que Santa Catarina foi o segundo estado que mais teve árbitros centrais no Campeonato Brasileiro Masculino da Série A 2020, com 69 escalas.
Fonte: CBF
Crédito de imagem: Créditos: Lucas Figueiredo/CBF