Na manhã deste sábado (24), 705 idosos acima de 71 anos receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A ação aconteceu por meio de um drive-thru realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Secretaria Municipal de Saúde. A exemplo das outras aplicações nesse formato, a estrutura foi montada no pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto.
Mesmo com o calor intenso nas primeiras horas do dia, centenas de pessoas compareceram para receber a segunda dose da Coronavac. Só foram vacinados idosos que tomaram a primeira dose, também no drive-thru, em 27 de março e 03 de abril.
Logo cedo, com as equipes todas preparadas, a vacinação começou em ritmo acelerado. A ação seguiu movimentada até às 10h.
A vacinação contemplava também quem chegava a pé. É o caso da dona Ucila Mesquita, de 76 anos. A alegria estampada no rosto demonstrava seu contentamento com a imunização. “Fico emocionada porque era algo muito esperado. Eu estava ansiosa para receber a vacina e descansar a mente um pouco, tirar essa preocupação. Para mim o sentimento é de realização e alegria, mesmo sabendo que ainda é necessário continuar tomando os devidos cuidados”.
A organização e toda a estrutura montada chamou a atenção do Solano Fernandes, que levou a mãe, Tereza Parreira, de 77 anos, para ser imunizada. “Todo o planejamento que fizeram ficou muito bom. Coisa de primeiro mundo. A equipe está de parabéns”, disse.
O prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro marcaram presença e conversaram com as pessoas na fila do drive-thru. “O sentimento que eu tenho nesse momento enquanto gestor do município é de alegria ao ver o sorriso estampado no rosto das pessoas com quem conversei. Espero que a gente consiga evoluir rápido, com todo o cuidado e qualidade técnica. É importante destacar que o município recebe a vacina, aplica a primeira dose, deixa a segunda armazenada conforme o protocolo. Então, isso dá a segurança para aqueles que tomaram a primeira dose de que terá a segunda”, disse Miguel.
Janice destacou o envolvimento de todas as secretarias e voluntários. “Eu acho muito importante cada um estar aqui, marcar presença, incentivar as pessoas a virem e se vacinarem. Eu passei alguns dias com a Covid-19 e não é fácil. Felizmente eu não precisei internar e fiquei em casa. Então, essa participação, estender a mão para essa ação é muito importante para toda a sociedade”, afirmou a primeira-dama e secretária de Assistência Social.
Os Desbravadores do Rio Verde participaram pela segunda vez como voluntários na vacinação. Somente desse grupo, que completou 27 anos essa semana, 17 pessoas participaram na organização do evento e orientação aos motoristas.
Para as pessoas vacinadas, a orientação é para que continuem respeitando as medidas de biossegurança como distanciamento, uso de máscara e a higienização. A imunização contra a forma grave da Covid-19 acontece apenas 15 dias após a aplicação da segunda dose.
Quem não pôde comparecer no drive-thru de hoje e faz parte do grupo a ser imunizado com a segunda dose da Coronavac neste momento, pode agendar a aplicação ligando na Vigilância em Saúde pelo número: (65) 3548-2502.
Fonte: Ascom/Rubens Junior