A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a doação de quatro aparelhos BiPAP – Bi-level Positive Airway Pressure (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), nesta quarta-feira (28). Os equipamentos serão utilizados no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e, juntamente com o tanque de oxigênio recém instalado, darão suporte ao tratamento de pacientes com insuficiência respiratória.
O Governo do Estado de Mato Grosso disponibilizou os equipamentos para os municípios que já estão cadastrados e com funcionamento de leitos de enfermaria contra a Covid-19 em vigor. Além disso, outro critério atendido por Lucas do Rio Verde é o funcionamento do sistema de fisioterapia, haja visto que o aparelho é um suporte de reabilitação respiratória.
O BiPAP é um equipamento que contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP). De acordo com a secretária de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura, a tecnologia da máquina ajuda o corpo a realizar as trocas respiratórias com eficiência, trazendo mais conforto aos pacientes.
“A máquina aumenta a pressão do ar recebido, forçando o paciente a respirar. Quando inspira, os sensores detectam um aumento no fluxo de ar e imediatamente adiciona esse fluxo ao sistema respiratório. Quando expira, os sensores indicam que o fluxo diminuiu e reduz a quantidade de pressão de ar aplicada às vias aéreas. Como resultado desse processo, a respiração se torna mais fácil e confortável ao paciente”, explica dra Fernanda.
O BiPAP é frequentemente prescrito para pacientes que precisam de suporte respiratório extra e estará disponível aos pacientes da rede pública municipal de Lucas do Rio Verde.
Fonte: Ascom Prefeitura/Duana Souza