Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Secretaria de Administração reestrutura espaço V.I.D.A.S e realiza troca do software da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Ao longo dos 100 primeiros dias de governo, a Secretaria de Administração de Lucas do Rio Verde realizou ações voltadas para a melhoria das condições de trabalho do servidor, entre elas, a reestruturação do espaço V.I.D.A.S, além da troca do software de trabalho da Prefeitura.

A atuação do espaço V.I.D.A.S ocorre pela Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento aos Servidores Municipais de Lucas do Rio Verde. O objetivo é promover o bem-estar físico e mental dos servidores, por meio de diferentes abordagens, como a aprendizagem ativa, datas consideradas memoráveis, aprendizagem organizacional e alinhamento estratégico, além da organização, monitoramento e avaliação.

O espaço já estava em funcionamento, mas foi reestruturado e uma das novas metas é atender todos os servidores que buscam o serviço de atenção à saúde para formalizar a licença de tratamento de saúde, seja dele ou de um membro da família.

Para realizar esses atendimentos, a Prefeitura disponibilizará uma equipe com psicólogo, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional e outros profissionais capacitados para atuarem atendendo os servidores municipais. De janeiro a março deste ano, o V.I.D.A.S registrou 4.437 ações, entre protocolos e atendimentos.

Já a troca do software da Prefeitura foi realizada para tornar os processos administrativos internos e externos mais eficientes, modernos e sustentáveis. A substituição atingirá maior integração e controle dos dados produzidos por todos os departamentos.

No que se refere à economia com a implementação do Programa de Governo Lucas Papel Zero, a estimativa é que ao deixarmos de utilizar papel com todas as etapas de contratação de empresas e aquisição de bens e serviços, tramitação de processos e protocolos internos e contratação de pessoal, a economia deverá chegar em torno de 3 milhões de impressões no primeiro ano.

Essa troca vai gerar também uma economia de aproximadamente R$ 360 mil, além de outros custos indiretos com armazenamento de documentos físicos.

Para a implantação do software, a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação desenvolveu um estudo, considerando que uma árvore de eucalipto produz cerca de 20 a 24 mil folhas de sulfite A4 gramatura 75g, logo, se considerarmos como média de 22 mil, podemos afirmar que evitamos o corte de 136 árvores, que levam entre 6 a 10 anos para ficar no ponto de corte.

Fonte: Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque

Sair da versão mobile