A Casa Cidadã, que toma seus primeiros passos como abrigo para pessoas em situação de rua de Lucas do Rio Verde, já tem adeptos ao modelo de acolhimento. A Secretaria de Assistência Social recebeu, nesta segunda-feira (26), representantes do município de Tapurah.
O abrigo tem o intuito de ser um lar de apoio para pessoas que por algum motivo se encontram sem moradia e precisam de ajuda, como inserção no mercado de trabalho, voltar para a cidade de origem ou para a família.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Janice Ribeiro, explica que pessoas em situação de rua ainda são um problema em todo o Brasil e é preciso que mais reuniões como esta aconteçam.
“A Casa está no seu início e já está chamando atenção, por ser uma demanda de todos os municípios. Foi muito bom receber a equipe de Tapurah, onde trocamos ideias não só da Casa Cidadã, mas sobre outros serviços da secretaria. Esperamos receber outras cidades também”, complementa Janice.
Talita Nassinger Capeletti, primeira-dama e Secretária de Assistência Social de Tapurah, revela que um abrigo temporário foi iniciado e destacou a importância da troca de experiências para aperfeiçoar os trabalhos que envolvem a assistência social.
“Ouvimos falar do projeto de Lucas do Rio Verde e estamos com um parecido a ser implantado. A reunião serviu para entendermos toda a logística do projeto e avaliar o nosso abrigo de acordo com as demandas da região de Tapurah. Hoje, cuidar das pessoas que se encontram sem lar é uma das nossas maiores preocupações e o projeto Casa Cidadã é promissor”, finaliza a secretária.
Estiveram também presentes na reunião o orientador técnico de Lucas do Rio Verde, Paulo César Hartmann e pela Assistência Social de Tapurah, as psicólogas Débora Cristina dos Santos e Dariane Rita Kastrillan.
Fonte: Ascom/Maíra Matos