Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Covid-19: Grávidas e puérperas estão incluídas no grupo prioritário de vacinação; doses ainda não foram repassadas aos municípios

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de gestantes e puérperas entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19. A decisão foi divulgada durante audiência pública da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, por meio da Nota Técnica nº 467/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que a imunização seja realizada em duas etapas. No entanto, as gestantes e puérperas não são as únicas inclusões nas prioridades de imunização.

Na fase I são contempladas pessoas com Síndrome de Down (independentemente da idade), pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal – diálise (independentemente da idade), gestantes e puérperas com comorbidades (independentemente da idade), pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

Já na fase II, a previsão é vacinar segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos: pessoas com comorbidades, pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC e gestantes/puérperas independentemente de condições preexistentes.

De acordo com o PNO, são consideradas comorbidades: doenças renais crônicas, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, câncer, obesidade mórbida, indivíduos imunossuprimidos, entre outros.

Para atender os critérios da vacinação na fase I, a pessoa com comorbidades deverá apresentar laudo médico, exames, receitas ou prescrição médica que comprove a condição.

 

Orientações às gestantes e puérperas

Período de gestação: A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres.

Comprovação: Assim como outros contemplados na fase I da vacinação, deverão apresentar documentos para comprovação de comorbidades.

Amamentação: No caso de lactantes, a orientação é que não interrompam o aleitamento materno para recebimento do imunizante.

Intervalo entre vacinas: deverá ser respeitado o intervalo de, no mínimo, 14 dias entre o recebimento da vacina Influenza (Gripe) e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante/puérpera e a aplicação da vacina contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde ainda não determinou uma data específica para o início da vacinação dos novos grupos e destaca que a distribuição das vacinas dependerá de sua disponibilidade. Portanto, a Secretaria Municipal de Lucas do Rio Verde aguarda novas diretrizes e recebimento de doses para, então, incluir mais pessoas no grupo de imunização. Enquanto isso, segue a vacinação que, atualmente, contempla idosos acima de 65 anos com primeira e segunda dose.

Por Ascom Prefeitura/Duana Souza

Sair da versão mobile