Dia da Padroeira é celebrado nesta quinta-feira (13) em Lucas do Rio Verde

0
67
Foto: Secretaria de Planejamento e Cidade/Edgleyson Rodrigues

Nesta quinta-feira (13) será marcada pelo feriado católico que celebra o dia da padroeira de Lucas do Rio Verde, Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O feriado municipal foi estabelecido neste ano pelo Decreto Municipal nº 5.257 e na ocasião somente os serviços essenciais funcionam.

Fiéis irão se reunir na quinta-feira, às 18h, para a Santa Missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada no bairro Pioneiro. Por conta da pandemia, a celebração será realizada com metade da capacidade do espaço, seguindo os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara obrigatório, distanciamento social de 1,5 m entre as pessoas e higienização das mãos.

História 

A data estabelecida lembra a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917.  Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi escolhida pelos próprios moradores de Lucas do Rio Verde como padroeira do município na década de 80.

A lei que estabelece a data como feriado municipal foi assinada em 1989, na gestão do primeiro prefeito, Werner Kothrade. Neste final de semana, a prefeitura fez a limpeza e pintura da estátua da Santa, além da manutenção do local.

Padroeira

Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.

A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.

Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Fonte: Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque