Escola São Cristóvão inicia aulas de robótica com foco nas Olimpíadas e no projeto “Robótica Espacial”

0
65
Foto: Ascom Pref LRV

Atualmente a escola São Cristóvão está trabalhando na robótica com foco em dois projetos de vulto nacional. Todos os alunos do 1º ao 9º ano vão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica e do projeto “Robótica Espacial” do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Uma equipe formada por quatro estudantes de cada turma foi selecionada para participar de testes práticos nas Olimpíadas e outros 25 alunos do 2º ao 6º ano vão participar projeto piloto “Robótica Espacial”, do Programa Desenvolvimento Regional, Governo e Desafios da Educação Básica.

O projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira, onde os alunos estarão inseridos no curso de robótica espacial com noções de física, matemática, ciências, engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica e eletrônica.

As aulas de robótica tiveram início esta semana e será trabalhado no contraturno com cinco alunos por semana de forma alternada, e no horário normal de aula será uma hora por dia, alternando as turmas com aulas teóricas e práticas.

“Os alunos estão trabalhando o Kit Ledo que a prefeitura disponibilizou. Eles estão tralhando programação, testando sensores e depois vamos trabalhar a mesa de programação que será a parte que servirá para treinar para competição”, comentou o professor de informática da escola São Cristóvão, Genivaldo Pereira.

As Olimpíadas estão previstas para acontecer dia 6 de agosto deste ano nas dependências da própria escola.

A diretora Andréia Pedrassani comentou que o projeto de robótica na escola foi um sonho e que a grande missão foi não deixar que ele morresse. “Depois que conheci o projeto me apaixonei por ele, pois a grande missão é transformar a realidade dos alunos. Fazê-los entender que tudo que eles estão criando naquele robozinho que eles constroem é o que eles podem reproduzir na vida real. Por exemplo quando um deles chega pra gente e diz que agora passou a entender tal função na colhedeira do pai dele por causa da robótica estudada aqui na escola, é algo fundamental. Por isso me sinto com uma missão de não deixar morrer esse sonho implantado por meio desse programa de robótica em nossa escola”, disse.

O QUE É O PROJETO DE ROBÓTICA DA ESCOLA?

A estrutura é de um game, que motiva e gera engajamento dos alunos, lançando desafios e pontuações. Um jogo educativo, com simulações práticas de cada passo da aprendizagem. Todas as aulas são ministradas com simulações realistas de como criar e montar um robô. Cabe lembrar que os pilotos de avião também são treinados assim. A missão dada aos alunos será a construção do robô, Rover Vehicle, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual, o Brasil faz parte. Trata-se de um projeto inovador que busca estimular as habilidades tecnológicas dos alunos.

Fonte: Redação com Ascom | Oliveira Neto