Encontro Estadual debate respeito e responsabilidade no trânsito

0
113
O encontro começa nesta segunda-feira (17.05), com programação online transmitida pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, a partir das 14h30. - Foto por: Ascom | SES-MT

O Estado de Mato Grosso realizará o 2º Encontro Estadual de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo. O tema central do evento é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. O encontro começa nesta segunda-feira (17.05), com programação online transmitida pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, a partir das 14h30.

Outros módulos do evento ocorrerão nos dias 24 e 31 de maio, a partir do mesmo horário, no período da tarde. O evento vai abordar o respeito e responsabilidade no trânsito, as morbimortalidades e agravos do trânsito em Mato Grosso e as alterações vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A coordenadora do setor de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Rosiene Rosa Pires, esclarece que os debates se relacionam às demais temáticas de conscientização. “Essas pautas dialogam com outras orientações já bastante divulgadas, como: se beber não dirija; criança só no banco de trás e na cadeirinha adequada; não use celular ao dirigir; reduza a velocidade”, explica.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), os atendimentos de urgência e emergência na Rede Pública de Saúde são sobrecarregados com 60% da demanda oriunda de acidentes de trânsito, além do alto número de óbitos e pessoas com sequelas, que geram alto custo para o SUS.

Diante desta realidade, que atinge todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um plano decenal – de 2011 a 2020 – de enfrentamento à morbimortalidade e aos acidentes no trânsito, estabelecendo como meta para todos os países signatários, a redução em 50% dos óbitos oriundos dos acidentes de trânsito.

O Brasil não atingiu a meta e, em fevereiro de 2021, a ONU relançou a mesma meta decenal – de 2021 a 2030 –, fato que possibilita aos países uma nova oportunidade para atingirem o objetivo pactuado.

Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, assumiu o serviço elencado nessas Pactuações Federais e Estaduais, rearticulando as ações relacionadas à temática destacada e constituindo o Comitê Intersetorial de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito de Mato Grosso e a Comissão de Coleta e Análise de Dados e Tecnologia da Informação.

Vidas perdidas no trânsito

Cerca de 1.200 óbitos ocorrem anualmente em Mato Grosso por negligências no trânsito, tais como: excesso de velocidade, uso de bebida alcoólica associado ao volante, uso de celular e falta de manutenção em veículos.

No Estado, o número de pessoas com sequelas por acidentes no trânsito chega a ser três vezes maior do que o número de óbitos por outras razões, fator que resulta em exorbitantes gastos para a Rede Pública de Saúde.

Serviço

Para cada dia de atividade do 2º Encontro Estadual de Mobilidade Segura e Vida no Trânsito será disponibilizado um link específico, que permitirá a certificação da participação na Plataforma Virtual de Aprendizagem da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Acesso aos links de cada dia do evento:

  • “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito” – 17 de maio de 2021, às 14h (horário local). Link da Transmissão via Youtube: https://youtu.be/ziRWbXEXMjM

Ambiente Virtual do Evento: http://moodle.espmt.saude.mt.gov.br/moodle/course/view.php?id=77

 

  • “Morbimortalidades e Agravos no Trânsito de Mato Grosso” – 24 de maio de 2021 às 14h (horário local). Link da Transmissão via Youtube: https://youtu.be/V1pJI1f3lvw

Ambiente Virtual do Evento: http://moodle.espmt.saude.mt.gov.br/moodle/course/view.php?id=77

 

  • “Alterações Vigentes no Código de Trânsito Brasileiro” – 31 de maio de 2021 às 14h (horário de Cuiabá – Mato Grosso). Link da Transmissão via Youtube: https://youtu.be/54or0tNxQxk

Ambiente Virtual do Evento: http://moodle.espmt.saude.mt.gov.br/moodle/course/view.php?id=77

Fonte: Rose Velasco e Ana Lazarini SES-MT
Crédito de imagem: O encontro começa nesta segunda-feira (17.05), com programação online transmitida pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública, a partir das 14h30. – Foto por: Ascom | SES-MT