Fila para dermatologia deve diminuir após credenciamento de mais um médico em Lucas do Rio Verde

0
133

Levando em consideração a fila por consultas dermatológicas, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está finalizando o processo de credenciamento de mais um médico especialista da área. Atualmente, apenas uma profissional atende pela rede pública, situação que deve mudar nos próximos meses.

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

Em Lucas do Rio Verde, de janeiro a maio deste ano, foram 140 atendimentos dermatológicos realizados na rede pública. Após o processo de credenciamento, o município passará a contar com dois médicos habilitados, dando maior fluidez à fila de espera.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo município é a falta de profissionais com interesse em atuar na rede pública de saúde. Desde 2020, está em aberto o Credenciamento n° 012/2020, com o objetivo de contratar médicos especialistas em diversas áreas para trabalhar na cidade. O prazo final do edital vencia em abril de 2021 e já foi prorrogado no intuito de atrair novos interessados.

Uma vez credenciado, o médico já está apto a atuar no município. Como pode levar um tempo entre a data de encaminhamento até o dia marcado para a consulta, é importante que as pessoas que aguardam atendimento dessa especialidade mantenham o cadastro atualizado, principalmente os números de telefone. A atualização pode ser feita em qualquer PSF.

Aos que ainda buscam atendimento, devem passar primeiro pela atenção básica, que são os PSFs. A partir daí, o médico faz o encaminhamento para a Central de Regulação que agenda a consulta com o especialista assim que disponível.

Anexos:

Fonte: Ascom Prefeitura/Rubens Junior