Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher humaniza e protege vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, está instalando dentro da delegacia da Polícia Civil o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, com objetivo de atendimento humanizado das mulheres em situação de violência. A previsão é inaugurar o espaço no mês de julho.

O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher é composto por psicólogos e demais profissionais capacitados e com sensibilidade para tratar as vítimas de agressões físicas e psicológicas.

Uma das vantagens é a celeridade que o serviço oferece. Através do Núcleo, a mulher realiza o Boletim de Ocorrência e logo recebe atendimento psicossocial e jurídico, procedimentos que sem o Núcleo podem demorar alguns dias.

O protocolo padrão para a criação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher exige equipar o espaço físico de uma Delegacia de Polícia e depois une parcerias com autoridades responsáveis para garantir o atendimento psicossocial e jurídico integrado.

O Núcleo tem a função de proporcionar atendimento interdisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência (doméstica ou não), ambiente acolhedor e confortável, interromper o ciclo da violência, inserir a mulher na rede local de enfrentamento à violência, aumentar a sensação de segurança da mulher em situação de violência, proteger a integridade física e psicológica da mulher vítima de violência e de seus filhos.

Denuncie
O número de emergência em situações graves e que exigem socorro imediato é o 190. Para registrar qualquer denúncia, basta ligar para 197, 180 e 181. Todas as denúncias são sigilosas.

Em Lucas do Rio Verde, denúncias podem ser feitas através do 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

As denúncias também podem ser registradas presencialmente nas delegacias de Mato Grosso ou qualquer delegacia do município em que a vítima mora.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Sair da versão mobile