PCH Foz do Cedro segue em obras em Lucas do Rio Verde

0
176
Foto: Divulgação

As obras da PCH Foz do Cedro, em Lucas do Rio Verde, estão a todo vapor. Trata-se de um projeto de construção de uma pequena central hidrelétrica, que visa gerar mais energia e, consequentemente, mais desenvolvimento para a cidade.

O acordo de concessão é entre a Prefeitura e a Atiaia Energia, que inclusive já instalou uma outra usina no município (a PCH Canoa Quebrada). Como forma de incentivo, a empresa responsável pela PCH ficará isenta do pagamento do Imposto Sob Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Em contrapartida, a concessionária se comprometeu a dar preferência para empresas locais no que for preciso, bem como iniciativas e projetos sociais para contribuir ainda mais com o crescimento de Lucas do rio Verde.

A empresa também contribuiu com o Município, por meio de uma doação de materiais e equipamentos para serem utilizados no controle Epidemiológico de Malária, aprovada por meio do Projeto de Lei nº 54/2021.

Dentre os itens recebidos estão máscaras de procedimento cirúrgico descartável; luvas látex para procedimento, além de 2 estereomicroscópios binoculares com iluminação dupla epsicópica/diascópica, entre outros.

Com capacidade de geração de até 24 megawatts de potência, o suficiente para abastecer uma cidade com até 100 mil habitantes, a Foz do Cedro está gerando cerca de 500 empregos diretos e outros 2.000 indiretos durante a fase de instalação.

O investimento estimado em R$ 235,8 milhões visa aumentar a oferta de energia e, assim, atrair novos investimentos ao município, que ocupa o segundo lugar no ranking de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, com 0,768 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As PCHs são usinas de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento do potencial hidráulico, sendo com capacidade instalada entre 5 MW e 30 MW, além de reservatório com área menor que 13 km². A previsão é de que as obras sejam concluídas até dezembro de 2022, data em que também é previsto o início das operações.

Fonte: Ascom Prefeitura/Lina Obaid