Sala de Vacina do PSF Tessele Junior segue com atendimento em horário especial

0
127
Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicácio

A Sala de Vacina é um dos pilares de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os PSFs, para garantir acesso fácil e gratuito das imunizações a todos os cidadãos. Em Lucas do Rio Verde, todos os PSFs possuem sala de vacina atualizada com mais de 20 tipos de vacinas (com exceção dos PSFs I e II Rio Verde, que atende como Pronto Atendimento no momento, e do PSF IV Alvorada, que atende como centro de especialidades).

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Sala de Vacina do PSF XI Tessele Junior continua com atendimento em tempo integral e estendido para imunizar toda a população, não somente os moradores do bairro. Além do horário comercial, a unidade também fica aberta de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 14h às 20h. O PSF XI fica localizado na Rua Amazonita, quadra 39, no bairro Luiz Carlos Tessele Junior.

A carteira de vacina é um documento importante. Quando devidamente atualizada, impede que o paciente tenha que receber doses novamente de vacinas que já tomou enquanto criança ou adolescente. Estar com a carteira vacinal atualizada é essencial, já que as vacinas são as formas mais eficazes de se prevenir contra possíveis infecções e bactérias ao longo da vida.

Se não possui uma carteira unificada com todas as informações, o paciente deve comparecer à Unidade de Saúde com todas as que possui (cartões de campanhas, ações de Dia D, etc.) e pedir para conferir e unificar os dados em um só documento.

INFLUENZA
Atualmente, o município contempla a segunda etapa da imunização contra a gripe que atende professores, monitores de escola e idosos acima de 60 anos de idade, conforme definida pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa foram imunizadas crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

Na terceira etapa da campanha, que vai de 9 de junho até 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores da área de transportes, forças de segurança e salvamento, forças armadas e população privada de liberdade

Se você está no grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, procure o PSF mais próximo de sua residência munido de documento pessoal com foto e carteira vacinal.

COVID-19
Lucas Rio Verde está vacinando o grupo prioritário de pessoas com comorbidades. Para isso, o paciente deve fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura e aguardar a análise do documentos, aprovação feita por equipe técnica, e agendamento da vacina para o PSF mais próximo da residência. Em caso de dúvidas sobre o pré-cadastro ou emissão de laudos comprobatórios de comorbidades, procure ajuda nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais dos PSFs estão qualificados e direcionados para atender toda a população.

Além disso, o município segue imunizando contra a Covid-19 idosos acima de 60 anos de idade, profissionais de saúde e profissionais de segurança, à medida que as doses recebidas são destinadas a isso. Se você se encaixa em alguma dessas categorias e ainda não tomou a vacina, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (65) 3548-2502.

Fonte: Ascom Prefeitura/ Duana Souza