Inclusão: Secretaria visa melhorar acesso à literatura de pessoas com cegueira ou baixa visão

0
128
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

A Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta quarta-feira (26), uma pesquisa direcionada às pessoas com baixa visão ou cegueira. O objetivo é melhorar o acesso ao acervo da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Atualmente, no acervo físico da biblioteca estão disponíveis 70 títulos em braile. A unidade disponibiliza ainda mais de 2 mil audiolivros, por meio da biblioteca digital, em parceria com a Recode e Tocalivros.

O Mapeamento Braille é um formulário contendo algumas perguntas referente a acuidade visual. A partir dessas informações, a secretaria terá um panorama real sobre esse público e o que pode ser feito para melhorar o atendimento às pessoas com baixa visão ou cegueira.

“A Cultura também tem esse papel de abrir caminhos para a cidadania. As pessoas que possuem uma deficiência visual também têm o direito de ter acesso à leitura, literatura, e o braile é o meio. Esse mapeamento vai nos ajudar a compreender qual a demanda que nós temos em Lucas nesse sentido e pensar em como melhorar os nossos serviços para atender esse público”, disse a coordenadora de Cultura, Anelise Duarte.

O formulário pode ser preenchido de três maneiras diferentes: pela internet, por telefone ou presencialmente na biblioteca.

Para preencher as informações pela internet, o acesso é por meio da plataforma Google Forms. CLICANDO AQUI você será direcionado para o endereço eletrônico.

Quem optar em passar as informações por telefone ou presencialmente, deve se atentar ao horário de funcionamento da biblioteca municipal, que é de 7h às 11h e de 13h às 17h. A unidade está localizada na avenida São Paulo, 363 E, bairro Cidade Nova. O telefone é (65) 3549-7103.

Fonte: Ascom Prefeitura/Rubens Junior