Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Saúde de Lucas do Rio Verde retoma assistência de Planejamento Familiar

Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicácio

Para auxiliar homens e mulheres no projeto de chegada dos filhos ou a prevenir uma gravidez não planejada, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, retoma os trabalhos do Planejamento Familiar, que haviam sido adiados por questões prioritárias devido à pandemia da Covid-19.

A Lei do Planejamento Familiar, de 1996, regulamenta o planejamento familiar no Brasil, que possibilita ações preventivas para a mulher e o homem ofertadas gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos de laqueadura de trompa (mulher) ou vasectomia (homem) são parte do serviço disponibilizado no planejamento familiar. Os métodos são autorizados apenas para maiores de 25 anos ou que já possuem dois filhos ou mais.

Ao optar pela cirurgia, o casal passa pelo acompanhamento de uma comissão multidisciplinar composta por médico, assistente social e psicólogos, que orientam sobre todas as etapas do processo, a fim de que não seja uma decisão impensada ou sem conhecimento das consequências do procedimento a longo prazo.

A recepcionista Luana Alves e o eletricista Adam Batista são casados e possuem dois filhos. Por atenderem os pré-requisitos e demonstrarem interesse na cirurgia, o casal foi atendido no PSF para saber sobre o procedimento de vasectomia. “Os profissionais daqui são atenciosos e nos explicaram todas as etapas, os benefícios da cirurgia. Esclareceram e tiraram as nossas dúvidas, o que me deixou tranquilo e seguro para fazer”, explica Batista.

Lucas do Rio Verde gradativamente voltar a atender a demanda de cirurgias contraceptivas, iniciando neste momento pelo procedimento de vasectomia. Vale ressaltar que o método da vasectomia (intervenção cirurgia contraceptiva feita no órgão sexual masculino, realizada por urologista) é muito rápido, leva cerca 20 minutos e possui recuperação simples. Enquanto isso, a laqueadura (fechamento das tubas uterinas que exige internação) oferece mais riscos e exige cuidados pós-operatórios à mulher.

Ainda de acordo com o Planejamento Familiar, os profissionais de Saúde orientam os usuários a conhecer todas as alternativas de anticoncepção, visando a sexualidade de forma saudável, segura e conscientes de planejamento de uma gravidez e parto nas condições adequadas.

Fonte: Ascom Prefeitura/ Maíra Matos

Sair da versão mobile