Grêmio empata com La Equidad e garante melhor campanha na Sul-Americana

0
138
  • Resumão

    Na altitude de 2,6 mil metros em Ambato, no Equador, os jovens do Grêmio suportaram o ar rarefeito e as entradas ríspidas do La Equidad para retornar a Porto Alegre com um 0 a 0 na noite desta quinta-feira. O resultado garante ao time a melhor campanha da Sul-Americana. Com dois a mais no fim da partida, o Tricolor teve um pênalti a favor, mas Guilherme Azevedo desperdiçou no jogo que encerrou a fase de grupos da competição.

  • Como fica

    O Grêmio chega a 16 pontos e conquista a melhor campanha da primeira fase da Sul-Americana, com cinco vitórias e um empate. O adversário das oitavas de final, que ocorre somente em julho, após a Copa América, será um dos terceiros colocados na fase de grupos da Libertadores. O La Equidad se despede na terceira colocação do Grupo H, com sete pontos.

  • Quem será o próximo?

    A primeira colocação geral na fase de grupos permite ao Grêmio decidir os mata-matas em casa. Somente a final será em jogo único, no Estádio Centenário, no Uruguai. Na próxima terça-feira, a Conmebol sorteia os confrontos das oitavas de final. O Tricolor poderá enfrentar qualquer um dos oito terceiros colocados na Libertadores. São eles: Independiente Del Valle, Deportivo Táchira, Santos, Junior Barranquilla, Sporting Cristal, Nacional-URU, América de Cali e LDU.

  • Colombianos marcam a gurizada

    Com uma equipe sub-21 e apenas dois jogadores de linha no banco de reservas, o Grêmio não se intimidou ao adversário mais experiente. Ainda que a altitude tenha deixado o goleiro Gabriel Chapecó sem ar por alguns minutos, a gurizada parecia cheia de gás em campo. Mas aí Elias precisou sair no primeiro tempo, após sofrer um pisão no tornozelo esquerdo. Dali em diante, o La Equidad abusou das entradas duras, revezando faltas em quem se atrevia a disparar em velocidade. Não deu outra. Duarte, aos cinco minutos do segundo tempo, e Correa, aos 36, foram expulsos. Mesmo assim, os garotos tricolores tiveram dificuldades para finalizar.

  • A chance perdida

    O esforço dos meninos gremistas poderia ser brindado com uma vitória no Equador. A oportunidade surgiu aos 15 minutos da etapa final, quando Rildo fez boa jogada individual e sofreu pênalti. Mas Guilherme Azevedo bateu no canto esquerdo e o goleiro Román pegou.

  • Primeiro tempo

    Com a vitalidade da garotada, o Grêmio tentou acelerar o jogo nos primeiros minutos, principalmente pelas pontas, com Guilherme Azevedo, pela direita, e Vini Paulista, na esquerda. O meia Bitello trabalhava bem a conexão da defesa com o ataque, mas os volantes Victor Bobsin e Fernando Henrique sofriam com a marcação ferrenha dos colombianos. Aliás, foi numa dividida forte que o centroavante Elias machucou o tornozelo esquerdo e teve de ser substituído por Rildo. As melhores chances vieram em uma cobrança de falta de Duarte, para o La Equidad, e numa saída errada do goleiro Román que os gremistas quase aproveitaram.

    Segundo tempo

    Na bola parada, aos cinco minutos, Varela perdeu boa chance de abrir o placar ao chegar atrasado após cruzamento de Bitello. Na sequência, Duarte recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o La Equidad com um a menos. Aos 15, Rildo fez boa jogada individual e sofreu pênalti. Mas Guilherme Azevedo desperdiçou. Aos 24, Mantilla recebeu cruzamento e por pouco não desviou para o gol. Aos 36, Correa foi expulso ao acertar o rosto de Guilherme Azevedo. E não teve mais jogo.

 

Por GE