Pessoas com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para receber a vacina contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde

0
135

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde orienta os pacientes que possuem alguma comorbidade listada no grupo prioritário pelo Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), a realizarem o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19.

Para receber a vacina, o paciente deve primeiramente realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura e aguardar análise para comprovação de comorbidades, que será feita por uma equipe técnica da Saúde. Após avaliação, o paciente será contatado para saber sobre a data, horário e local do agendamento, que será no PSF mais próximo de sua residência.

Para ter acesso à lista de comorbidades e fazer o pré-cadastro, acesse https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus, clique no banner em destaque (amarelo), leia e preencha atentamente todos os campos obrigatórios.

Acompanhe a atualização do pré-cadastro neste link. É importante manter número de telefone sempre atualizado, esse é o meio de contato mais importante entre o paciente e a vacina.

Além disso, os profissionais das unidades de saúde (PSFs) estão capacitados para orientar sobre todo o processo da vacinação (dúvidas sobre receituários, exames médicos e emissão de laudos para a comprovação da comorbidade), bem como proceder com a realização do pré-cadastro, quando necessário (situações em que o paciente não tem instrução escolar ou equipamentos eletrônicos à sua disposição).

“As pessoas querem se vacinar, mas ainda não estão adaptadas à essa etapa. Como infelizmente não recebemos doses suficientes para convocar uma grande quantidade de pessoas, devemos ir realizando os agendamentos dos pacientes à medida que recebemos as doses e analisamos os pré-cadastros. Por isso, é importante a adesão da população nesse sentido e caso houver dúvidas, procure o seu PSF”, explica a secretária de Saúde, dra Fernanda Heldt Ventura.

O pré-cadastro é feito exclusivamente pelo formulário que está disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Não serão aceitos envios por e-mail ou telefone. Em caso de dúvidas, procure o PSF mais próximo de sua casa ou entre em contato com a Vigilância em Saúde (65) 3549-2502.

O objetivo do pré-cadastro é organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas e realizar a conferência de documentos fornecidos. O pré-cadastro NÃO É GARANTIA de agendamento ou recebimento da vacina.

FASE ATUAL
Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está contemplando pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos).

A vacinação também segue imunizando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança. Se você faz parte desses últimos grupos prioritários e ainda não recebeu a vacina, entre em contato com a Vigilância em Saúde, das 7h às 11h, pelo telefone (65) 3549-2502.

GESTANTES E PUÉRPERAS
Grávidas a partir de 12 semanas de gestação e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) estão no grupo prioritário contra a Covid-19 e serão vacinadas neste sábado (29), das 13h às 17h, nos PSFs IV Alvorada e X Cerrado.

Para isso, deverão comparecer ao local munidas de documento oficial com foto, carteira vacinal, carteira de gestante e algum tipo de documento (laudo médico, receituário ou exames) que comprove e justifique a comorbidade.

Como puérpera entende-se a mulher que teve bebê em até 45 dias no dia da campanha (29/5). Gestantes nas primeiras semanas da gravidez são orientadas a aguardar o recebimento da vacina do segundo trimestre em diante.

A análise da documentação será feita na hora pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom Prefeitura/ Duana Souza