Estado visita estrutura e planeja parceria com IFMT para atendimento aos animais silvestres atingidos pelo fogo

0
143
Visita ao Núcleo Avançado do Pantanal - Foto por: Assessoria

Uma equipe da Secretaria e Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) visitou nesta sexta-feira (28.05) a estrutura que poderá acolher animais e ser utilizada como sede do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (PAEAS) no Pantanal mato-grossense.

O objetivo é firmar uma parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMT) para que o Núcleo Avançado do Pantanal seja uma base de apoio durante a emergência ambiental.

“A busca de parcerias faz parte dos esforços do Governo de Mato Grosso para que possamos, além de prevenir os incêndios, poder atender da melhor forma possível os animais silvestres que porventura forem atingidos pelo fogo. Estamos otimistas com a parceria, pois verificamos pessoalmente e o local é adequado, bem localizado, e com poucos ajustes será uma excelente base de apoio para a emergência ambiental”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

O local possui cinco recintos adequados para acomodar animais em tratamento emergencial, estrutura ampla para acomodar voluntários e equipes do Estado que estiverem atuando durante os incêndios do Pantanal, refeitório, banheiros, e fica em um local de fácil acesso.

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Jefferson Preza Moreno, afirma que o órgão será parceiro da iniciativa, que custeará as adequações necessárias ao local, com recursos de emendas parlamentares.

Conforme a Coordenadora do Núcleo Avançado de Pesquisa do Pantanal do IFMT, Simone Silva, que acompanhou a visita preliminar e mostrou a estrutura para os representantes do Estado, a estrutura está sem uso frequente há pelo menos cinco anos, e a utilização seria ideal para somar esforços com a preservação e atendimeto da fauna local.

PAEAS

No ano passado, o Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (PAEAS) foi instalado no quilômetro 17 da rodovia Transpantaneira, que liga Poconé a Porto Jofre, utilizando a infraestrutura do Posto Fiscal da rodovia. Os recintos para abrigar os animais foram construídos por recuperandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas.

Neste ano, o planejamento é manter o local atual pelo fácil acesso, mas possibilitar que a nova estrutura mais ampla, e com espaço também para atender às necessidades das equipes de veterinários e voluntários, possa reforças a atuação do Estado na preservação da fauna do Pantanal.

Também estiveram na agenda o secretário Executivo da Sema, Alex Marega, o adjunto de Administração Sistêmica, Valério da Silva, entre outros servidores da Sema-MT.

Fonte: Lorena Bruschi Secom-MT
Crédito de imagem: Visita ao Núcleo Avançado do Pantanal – Foto por: Assessoria