Ícone do site Hora 1 MT Notícias

PM realiza capacitação em Patrulhamento Rural na Região da Baixada Cuiabana

- Foto por: Soldado PM Elias

Nesta segunda- feira (31.05) a Polícia Militar, por meio da 14ª Companhia Independente de Força Tática do 4º Comando Regional de Rondonópolis, deu início a capacitação padronizada em Patrulhamento Rural e Georreferenciamento para os policiais militares do 1º CR, na Capital. 

Cerca de  80 policiais militares das unidades do 3º, 9º, 10º e 24º Batalhão e Força Tática tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas e aprender novos mecanismos para coibir e prevenir ações criminosas nas áreas rurais, por meio dos procedimentos padronizados do patrulhamento rural, instituído na região sul do estado desde 2017. 

A capacitação é ministrada pelo comandante da 14ª CIA de Força Tática de Rondonópolis, tenente- coronel Gleber Candido Moreno conta que o objetivo é passar toda a implementação da instituicionalização do Patrulhamento Rural Georreferenciado. 

“Nesta região da baixada cuiabana, não temos áreas rurais de nivéis grandes como no interior, mas temos comunidades rurais que precisam deste atendimento especifíco. A base do patrulhamento rural é  vínculo entre o policial e produtor rural, onde é feito cadastramentos in loco. Essa troca de informações gera segurança e confiabilidade da população no trabalho desenvolvido pela PM “, conta o tenente- coronel.

Além dos policiais, a PM promove encontro da equipe que ministra a capacitação  com produtores rurais locais. O comandante do 1º CR, coronel Esnaldo Moreira explica que a idéia é nivelar conhecimento que já acontece na região sul e outras regiões do Estado. 

“Além da presença da polícia e proximidade com os produtores rurais de combate a crimes como roubos e furtos, o patrulhamento rural  evita que criminosos não pensem em se esconder a polícia nestas comunidades rurais”, destaca coronel Esnaldo.  

Além das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a  capacitação ministrada pelo comandante da 14ª CIA de Força Tática de Rondonópolis, tenente- coronel Gleber Candido Moreno, chegará ainda nesta semana aos policiais  militares de Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger e Nova Brasilândia.    

Fonte: Greyce Lima PMMT
Crédito de imagem: – Foto por: Soldado PM Elias

Sair da versão mobile