Foi realizada na manhã desta terça-feira (4) a imunização de 511 idosos acima de 63 anos de idade no Parque de Exposições Roberto Munaretto. A organização de pedestres e drive-thru teve apoio de voluntários da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Esporte e Lazer e Guarda Municipal.
Gilberto Rigo, agricultor, 63 anos, ressalta que os cuidados e isolamento mantiveram ele e a família livre do contágio do vírus.
“Não tive nenhum caso de Covid-19 na família porque desde que começou a pandemia estamos nos cuidando. Fomos pro sítio e ficamos lá, só viemos à cidade para ir no mercado ou resolver alguma coisa rápida e já nos isolamos de novo”, afirma Rigo.
Reações leves podem ocorrer até três dias após o recebimento da vacina. Caso os sintomas continuem, um médico deverá ser consultado.
“Dor no local da aplicação, inchaço e vermelhidão são comuns, não só nessa vacina. Se a pessoa estiver com muita dor é recomendado fazer compressa de água gelada e em caso de febre, tomar um medicamento (de preferência dipirona)”, explica Maria Pessoa, técnica de enfermagem e aplicadora de vacinas.
O engenheiro civil Fernando Orsini, 64 anos, mudou de ideia com relação ao processo de imunização e incentiva aqueles que puderem a receber a vacina.
“Inicialmente eu não queria vacinar mas tenho que vacinar, é diferente. Hoje eu vejo a necessidade, a importância e eficiência da vacinação. Estamos a quase um ano e meio nessa situação, então a gente aguarda esse momento porque é a proteção da nossa vida”, ressalta Orsini.
Na oportunidade foram arrecadados xxxx quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade no município.
A Secretaria de Saúde reforça que Lucas do Rio Verde trabalha de forma prudente e cautelosa para garantir a imunização completa de todas os idosos, profissionais da saúde e forças de segurança, com aplicação de primeira e segunda dose no prazo adequado para efetividade da vacina.
No município, grupos prioritários não foram alterados e cada faixa etária só foi convocada após a comprovação de recebimento de doses suficientes, sem colocar em risco o processo de imunização já iniciado. A vacinação tem seguido o Plano Nacional de Operacionalização e Imunização do Ministério da Saúde.
Os idosos com 63 anos ou mais que ainda não foram imunizados devem procurar a Vigilância em Saúde pelo telefone (65) 3548-2502 ou na Rua Corbélia, nº 1.819 S, bairro Jardim das Palmeiras (atrás do antigo Fórum). Para idosos acamados, a vacinação será em domicílio. O agendamento deverá ser feito com a Vigilância pelo telefone.
Para profissionais de saúde a vacinação continua por agendamento, através de cadastro no site da prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus.
Fonte: Ascom Prefeitura/ Duana Souza