Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Assistência Social conscientiza população no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Maio Laranja, mês e cor referentes ao combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. A Campanha ‘Faça Bonito’ é nacional e marcada com ações voltadas para o tema, alertando a sociedade. Para frisar ainda mais a iniciativa, em 18 de maio definiu-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Infantil contra Crianças e Adolescentes.

A Secretaria de Assistência Social integra a rede de proteção às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual para reforçar a campanha. Para isso, age com apoio, orientações e acompanhamento de famílias vítimas do abuso, com o intuito de garantir proteção em sua integralidade em articulação com outras políticas intersetoriais.

A proposta da campanha Maio Laranja é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Uma série de ações está sendo realizada durante a semana que antecede a data de 18 de maio, com rodas de conversas sobre o tema para grupos de mulheres atendidas pela Assistência Social (06, 10, 11 e 12) no Cras, Creas, Jaime Seiti Fujii e Tessele Júnior.

Além das palestras, as visitadoras do Programa Criança Feliz farão atividades junto às famílias atendidas pelo programa com o intuito de prevenir o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Uma Live voltada para os profissionais da Educação e demais atores da rede de atendimento vai ser realizada para auxiliá-los no diálogo com alunos e familiares sobre a importância de debater o tema e evitar futuros abusos.

Faixas, banners e cartazes do Maio Laranja poderão ser vistos pelo município. Vídeos educativos também contribuirão para o reforço da Campanha ‘Faça Bonito’.

Em 2020, o Creas de Lucas do Rio Verde atendeu 46 casos de abuso sexual. Neste ano já foram 10 casos até o momento.

DENUNCIE:

A Secretaria de Assistência Social informa que para denunciar casos ou suspeitas de abuso infantil ou de adolescentes, o Disque 100 recebe as ligações de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes no município de origem da criança ou do adolescente.

Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

Cerca de 80 entidades se reuniram e tiveram a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes sendo em 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Sair da versão mobile