A equipe técnica do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires se reuniu nesta segunda-feira (24), em Cuiabá, com o deputado estadual Paulo Araújo (PP). O objetivo do encontro foi discutir a criação da Frente Parlamentar dos Consórcios na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A Frente tem como função apoiar a formação de novos consórcios dentro do estado, viabilizar recursos junto aos governos estadual e governo federal e promover o desenvolvimento de maneira regional.
Segundo a diretora-executiva Solimara Moura, outros estados do Brasil, como Minas Gerais, estão muito mais avançados do que Mato Grosso na organização dos municípios em blocos, ou consórcios e têm sido beneficiados com a liberação de recursos.
“O governo federal tem incentivado os municípios a se organizarem em consórcios, para discutirem e buscarem juntos soluções para as demandas da região. É uma maneira de fortalecer e aumentar a representatividade da região.”
Também participaram da reunião com o deputado Paulo Araújo, representantes de outros três consórcios de saúde de Mato Grosso, região de Cáceres, Baixada Cuiabana e Rondonópolis.
Além da criação da Frente Parlamentar, o grupo solicitou apoio a proposta que transfere para os consórcios, a gestão das cirurgias eletivas e a atualização do valor dos repasses do Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Paici), defasados desde 2011.
Fonte: Redação com Ascom/CPS Vale do Teles Pires