Maio é o mês mundial de trabalhos massivos de conscientização em relação a acidentes de trânsito. Diante disso, a Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde realizou o lançamento do Maio Amarelo no município, nesta terça (04), no Auditório dos Pioneiros.
Com o tema “Educar para o trânsito valorizando a vida”, o movimento visa reduzir o número de acidentes automobilísticos em Lucas do Rio Verde.
No ano passado, o município registou 666 ocorrências de trânsito com vítimas, atendidas pelo Corpo de Bombeiros e outras 579 sem vítimas, atendidas pela Guarda Municipal, totalizando 1.245 acidentes em 2020.
Além da presença da Secretaria de Segurança e Trânsito, da direção executiva do Município e da Guarda Municipal, o evento contou com um dispositivo formado por autoridades da Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
De acordo com a coordenadora do Maio Amarelo, Silmara Primon, a ideia é trabalhar em conjunto para educar e assim reduzir a incidência de acidentes no trânsito. “São atitudes pequenas como não ultrapassar pela direita, usar capacete, respeitar a sinalização de trânsito, que fazem a diferença e que podem preservar muitas vidas, se tivessem sido ensinadas com mais ênfase. E é este o nosso papel aqui: ensinar, para não parar mais”, frisou.
O Tenente Corrêa, do Corpo de Bombeiros, cita que cerca de 85% das ocorrências atendidas pela instituição em Lucas do Rio Verde é de acidentes de trânsito e que é importante fazer este trabalho orientativo com forças unidas em prol do bem comum.
Vale ressaltar que a educação no trânsito deve ser constante e que maio é apenas um mês para intensificar as ações preventivas em todo o mundo.
Por Ascom/Lina Obaid
Foto: Ascom/Luiz Henrique