Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Pessoas com comorbidades estão sendo vacinadas contra Covid-19 em Lucas do Rio Verde

Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicácio

A nova fase da vacinação contra a Covid-19, que inclui o grupo de risco com comorbidades, teve início em Lucas do Rio Verde na tarde desta terça-feira (18) com 44 pessoas vacinadas após prévio agendamento. As vacinas foram aplicadas nas Unidades Básicas do município.

Um dos critérios atendidos nessa fase é a imunização de pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos de idade. É o caso de Caroline Hanchuk, 24 anos, que foi tomar a vacina acompanhada da mãe. “É um momento muito importante. Ela não estava indo à escola, que é uma coisa tão especial para ela, esperando a vacina. É a primeira dose, mas já é uma alegria muito grande”, se emociona Silmara Hanchuk.

Outro grupo de comorbidades atendido pelo Plano Nacional de Imunização e Operacionalização são os pacientes com doenças crônicas renais acima de 18 anos, com tratamento de hemodiálise.

A operadora de caixa Sara Aline Costa Gomes fala do sentimento ao receber a primeira dose da vacina. “Eu faço hemodiálise três vezes na semana, tenho que ir ao hospital, então mesmo assim vou manter os cuidados básicos. Mas estou muito feliz porque a vacina vem para nos ajudar e é um sentimento gratificante”, explica Sara.

Para o empresário Elder Biazus, a conscientização sobre a vacina e sobre a realidade atual é a melhor forma de lidar com a situação. “Esse momento é importante para melhorarmos a nível municipal, estadual, Brasil e mundo. Essa é nossa única solução. Que a gente possa amenizar tudo isso e que as pessoas se conscientizem e tomem a vacina assim que tiverem a oportunidade”, afirma.

A orientação e incentivo da filha foram o motivo da realização do cadastro on-line de Maura de Fátima Costa, servidora municipal. “O cadastro foi on-line. Minha filha me ajudou e foi bem rápido. No site foi fácil com os documentos e em menos de uma semana eu já tive uma resposta positiva”, explica Maura.

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os profissionais da saúde para a nova forma de vacinação, que segue por meio de pré-cadastro no site da Prefeitura, triagem e avaliação de documentos por equipe técnica e agendamento posterior. “Todo o fluxo do pré-cadastro é feito on-line. Está bem visível e de fácil acesso no site. Para os pacientes que sentirem mais dificuldade, nós preparamos os profissionais das Unidades de Saúde Básica para auxiliar no processo. Nosso objetivo é atender toda a população da melhor forma, garantindo o acesso do serviço a todos do grupo de risco contemplado no momento”, ressalta Karina Xavier, secretária adjunta de Saúde.

É importante destacar que a imunização é feita por agendamento. Ao receber o contato da Vigilância em Saúde, compareça no PSF indicado pela equipe. “A partir do momento em que você assume o compromisso de ir se vacinar e não comparece, está tomando o espaço de outra pessoa que também precisaria dessa imunização. A convocação dos pacientes é desenvolvida a partir da ordem de confirmação do cadastro”, explica a secretária.

A vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde está contemplando atualmente pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos), pessoas com síndrome de down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos).

Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) estão no grupo prioritário, mas não devem ser imunizadas com a vacina da marca Astrazeneca, de acordo com restrições técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a única recebida do Governo do Estado. Até o momento não há previsão do recebimento de outro tipo de vacina.

Além disso, a vacinação segue contemplando idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança.

Para ter acesso à lista de comorbidades e fazer o pré-cadastro, acesse https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus, clique no banner em destaque (amarelo), leia e preencha atentamente todos os campos obrigatórios.

Acompanhe a atualização do pré-cadastro neste link. O pré-cadastro NÃO É GARANTIA de agendamento ou recebimento da vacina.

Em caso de dúvidas, contatar a Vigilância em Saúde pelo telefone (65) 3548-2502.

Fonte: Ascom Prefeitura/Duana Souza

Sair da versão mobile