O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires firmará parceria com o Instituto Norte-mato-grossense de Prevenção ao Câncer. A proposta foi discutida e aprovada pelos prefeitos dos municípios consorciados, na manhã desta segunda-feira (17).
O objetivo é a oferta de exames de mamografia e Papa Nicolau, com foco na prevenção e diagnóstico precoce dos tipos de câncer. Serão investidos R$ 200 mil por mês, pelos municípios.
O presidente do Consórcio de Saúde, prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz explicou que o Teles Pires é o primeiro consórcio do Brasil a firmar parceria com uma célula do Hospital do Amor (Hospital de Câncer de Barretos).
“É uma parceria importante pra nossa região, focada no diagnóstico precoce do câncer de mama e de cólo uterino, facilitando o acesso das mulheres ao tratamento médico.”
Os atendimentos serão realizados por meio de uma carreta com todos os profissionais e equipamentos necessários para os exames de diagnóstico. O caminhão irá percorrer os municípios consorciados.
Segundo a secretária-executiva do Consórcio, Solimara Moura, cada município terá uma quantidade de atendimentos mensal, de acordo com a demanda de cada Secretaria de Saúde.
“A carreta já está na região. Mas os atendimentos terão início no final do mês de julho. Temos que finalizar a parte burocrática, com a destinação de recursos dos municípios para o custeio de mais esse serviço.”
Somente em Lucas do Rio Verde serão realizados, inicialmente, cerca de 350 procedimentos entre mamografias e coletas de preventivo. Nos 15 municípios, serão aproximadamente 2.500 exames.
De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o maior desafio dos municípios é o diagnóstico precoce da doença, que demanda vários exames e um atendimento rápido.
“A parceria irá garantir o diagnóstico da doença. A partir daí, o próprio Instituto fará o encaminhamento dos pacientes para o tratamento no hospital mais próximo.”
A sede do Instituto Norte-mato-grossense de Prevenção ao Câncer está sendo construída em Sinop, graças ao apoio da comunidade. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos. O valor investido pelos municípios é para auxiliar a manter o serviço.
Fonte: Redação com Ascom | CPS Vale dos Teles Pires