Procon de Lucas orienta que pão francês só pode ser vendido por peso e não unidade

0
198
Foto: Divulgação

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Lucas do Rio Verde orienta aos consumidores da cidade, bem como as padarias e panificadoras, sobre as novas regras estabelecidas para a precificação do pão francês, um dos principais alimentos do café da manhã do brasileiro.

Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), por meio da Portaria nº 181 de 21 de abril de 2021, o pão francês, pãozinho de padaria, também conhecido em algumas partes do país como carioquinha, pão de sal, entre outros, só pode ser vendido por peso e não por valor unitário.

Por isso, é preciso que os consumidores se atentem aos preços, bem como os locais de venda do tradicional pãozinho.

De acordo com as novas determinações do Inmetro, publicadas no Diário Oficial da União, a partir de 01/06/2021, o preço do quilo do pão terá que ficar exposto em local visível, próximo ao balcão de venda. E deverá ser grafado com dígitos de pelo menos 5 centímetros de altura.

A portaria recém-publicada também deixa claro que a balança usada para pesar o pão francês deve ter, como característica, um medidor com divisão igual ou menor a cinco gramas, além de visor mostrando ao consumidor o peso e preço a pagar.

Fonte: Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque