O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (9) e com ele há um aumento considerável na demanda no comércio, no anseio de presentear as mães. Mas, atenção, fique atento a alguns detalhes para não ser vítima de golpes. Confira as dicas do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Lucas do Rio Verde (Procon).
Antes de formalizar qualquer tipo de compra é necessário ficar atento a todos os trâmites da negociação para realizar operações seguras e confiáveis.
Dê preferência ao pagamento em dinheiro à vista, ao invés do cheque pré-datado ou cartão de crédito e não tenha vergonha de pedir descontos!
Por outro lado, fazer uma lista de compras organizada com os preços pagos na última compra ajudam bastante na hora de fazer um comparativo, e decidir qual compra vale mais a pena.
E para não se atrapalhar nas finanças pessoais, sem deixar de presentear sua mãe, faça a contabilidade de seus gastos mensalmente com base no seu salário real. Empréstimos só em casos de extrema necessidade.
Também é importante lembrar de não ir às compras com fome, pois a tendência é gastar mais do que deveria.
Confira outras dicas do Procon:
- • Verifique a data de vencimento; e se o preço da prateleira está igual ao registrado pelo caixa.
- • Vá às compras nos dias de ofertas;
- • Em compras maiores, exija a informação sobre a taxa de juros mensal e anual;
- • Peça sempre a nota fiscal. É através dela que você terá a garantia (legal e contratual) do seu produto/serviço.
Se ainda tiver dúvidas à mercadoria, atendimento, defeitos/vícios nos produtos, compareça até o Procon de Lucas do Rio Verde/MT, na Av. Paraná, nº 766 S, Sala 6, Centro, na Galeria Central de Serviços, das 7h às 13h, de segunda a sexta.
Se preferir, também pode entrar em contato: (65) 3548-2522 e (65) 992254188.
Fonte: Ascom/Lina Obaid