Na tarde desta sexta-feira (21), servidores do órgão Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizaram uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais, na região central de Lucas do Rio Verde. O objetivo era conferir se os preços de mercadorias expostas nas vitrines estavam dentro das normativas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A fiscalização começou nas avenidas Paraná e Rio Grande do Sul, no Centro. A partir desses pontos, as equipes seguiram em direção à avenida Mato Grosso. Foram visitados estabelecimentos comerciais, como lojas de confecção de roupas, bicicletaria, autopeças, farmácia e outros.
Em todos os estabelecimentos visitados, em que foram identificadas irregularidades, os agentes orientaram os comerciantes quanto às determinações do CDC.
Segundo a coordenadora do Procon municipal, Zeni Andretta, a ação foi necessária visto o grande número de consumidores que procuram a unidade com queixas de inconformidades encontrada nos estabelecimentos comerciais.
“A gente tem percebido que tem muitos produtos em prateleiras, principalmente nas vitrines, onde o preço não está exposto. E o Código de Defesa do Consumidor é bem claro quanto a isso. Os preços devem estar de forma visível aos consumidores”, disse a coordenadora.
O Procon deve realizar outras ações como essa, de caráter orientativo, que devem ocorrer no comércio luverdense, ainda sem data definida.
O consumidor que identificar algum tipo de irregularidade em estabelecimentos comerciais pode procurar o Procon, que está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Rio Grande do Sul, Av. Paraná, 766, Centro.
Fonte: Ascom Prefeitura/Rubens Junior