Uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem visitado nos últimos meses as propriedades rurais às margens da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé (aproximadamente 100km de Cuiabá), para orientar sobre a limpeza de vegetação na proximidade das cercas, e realização de aceiros preventivos, que ajudam a evitar que o fogo se espalhe com facilidade em caso de incêndio.
Durante a fiscalização, a equipe notificou 13 propriedades que possuem cercas de proteção próximas às margens da rodovia, para que realizem a retirada de vegetação e adequação do local.
“O objetivo principal é a defesa do meio ambiente, a estrada com a mata fechada fica vulnerável ao fogo e esse é o grande problema. Por isso, estamos realizando este trabalho de orientação”, argumenta o tenente coronel da Polícia Militar, Querubino Soares, que atua na Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) da Sema.
O gerente da Estrada Parque Transpantaneira, Osvair de Miranda, que também atuou na notificação, explica que além do risco de que vegetação atue como combustível para os incêndios, a falta de limpeza nas margens da Transpantaneira gera transtornos como o atropelamento de animais silvestres, que ficam escondidos às margens da estrada.
A Rodovia MT-060 cruza o Pantanal Mato-Grossense por quase 150 quilômetros de extensão, ligando a cidade de Poconé ao Distrito de Porto Jofre, nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas.
Serviço
Moradores da região que queiram saber mais sobre o procedimento de limpeza e aceiro podem procurar a Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) pelos telefones (65) 3613-1512, 0800 647 0111, ou pelo e-mail atendimento@sema.mt.gov.br .
*Com orientação de Lorena Bruschi
Fonte: Sabrina Ventresqui Sema-MT
Crédito de imagem: Entrada da Estrada Parque Transpantaneira – Foto por: Sinfra-MT