Ainda obras da Copa – “Total desperdício de dinheiro; BRT já está definido”

0
147

O secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho afirmou que não há lógica na realização de um plebiscito sobre o modal de transporte público a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande – VLT ou BRT.

Isso porque, a implantação do BRT (ônibus de trânsito rápido) já está definida pelo Governo do Estado. Carvalho classificou como “desperdício de dinheiro” a decisão da Câmara da Capital.

“Não tem cabimento nenhum esse plebiscito. Total desperdício de dinheiro em uma coisa que já está definida pelos meios legais”, disse ele à imprensa nesta semana.

O projeto de convocação do plebiscito foi articulado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e aprovado no último dia 25, na Câmara Municipal. A estimativa feita por vereadores de oposição é de que a consulta custaria cerca de R$ 4 milhões aos cofres da Prefeitura.

 

Carvalho ainda apontou que a realização do plebiscito teria que ser realizada nos 141 municípios de Mato Grosso, e não apenas em Cuiabá. Isso porque, o recurso a ser investido no modal é do erário estadual.

“Esse plebiscito não pode ser de Cuiabá e Várzea Grande, porque o recurso a ser investido no BRT é do Estado de Mato Grosso. Nós vamos fazer um plebiscito em 141 municípios?”, questionou.

“Esse recurso pertence à sociedade mato-grossense. Se eu vou fazer um plebiscito, tenho que ouvir todos os municípios do Estado e não só Cuiabá”, afirmou.

Em entrevista recente, o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que consultou a Procuradoria Geral do Estado, que informou que o plebiscito não tem qualquer valor jurídico. “É jogar dinheiro na lata do lixo”, disse o governador.

 

Modal aprovado

 

Em dezembro do ano passado, o governador anunciou a troca do modal de VLT para BRT.

Entre os motivos, Mendes apontou a baixa tarifa do transporte público e o baixo custo da implementação.

Após o anúncio, a escolha pelo novo modal também foi analisada e aprovada pelo Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) e também pela Assembleia Legislativa.

 

Por Mídia News