Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Colegiado define destinação de 100.860 doses de vacinas contra a Covid-19

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.407.710 doses de imunizantes contra a Covid-19. - Foto por: Christiano Antonucci

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução nº 57 que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 100.860 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 91.500 doses da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer, recebidas na última quarta (02.06) e quinta-feira (03.06), respectivamente.

A Resolução pactuou a distribuição da vacina Pfizer para 139 os municípios de Mato Grosso. A medida foi possível devido à flexibilização do armazenamento do imunizante, permitido pelo Ministério da Saúde. Cuiabá e Várzea Grande receberão doses equivalentes de outros imunizantes, visto que já receberam quantitativos de Pfizer de outras remessas.

O documento também pactua a distribuição de 10 doses da AstraZeneca, remanescentes do estoque estratégico de outras remessas, e o armazenamento de 60 doses da Pfizer na Rede de Frio Central como novo estoque estratégico para reposição de eventuais perdas técnicas.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A Resolução n° 57 definiu que as doses da AstraZeneca deverão contemplar a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores de Educação do Ensino Básico e trabalhadores do transporte aéreo. A vacina Pfizer será destinada às gestantes e puérperas. O detalhamento das vacinas por público-alvo pode ser acessado no documento em anexo.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias; já para a vacina Pfizer, o prazo é de até 12 semanas.

Considerando o recebimento anterior da vacina Pfizer, o colegiado descontou o quantitativo de 1.590 doses que o município de Cuiabá receberia deste imunizante e também descontou o total de 792 doses que o município de Várzea Grande receberia. As doses da Pfizer serão disponibilizadas para os outros 139 municípios, de forma igualitária.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.407.710 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira a seguir, em anexo, a quantidade de doses que cada município vai receber.

Fonte: Fernanda Nazário e Ana Lazarini SES-MT
Crédito de imagem: Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.407.710 doses de imunizantes contra a Covid-19. – Foto por: Christiano Antonucci

Sair da versão mobile