Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Horta vertical conecta famílias e incentiva cultivo de vegetais em Lucas do Rio Verde

Foto: Por Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Horta vertical ou horta suspensa permite que plantas, hortaliças e ervas cresçam verticalmente e sejam penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros. A técnica de jardinagem, além de decorar os lares com espaços reduzidos, possibilita a produção de alimentos saudáveis e frescos.

Foi com este conceito que a Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde firmou parcerias e integrou a ideia para pessoas credenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). A intenção é implantar a horta suspensa para uma família por mês, onde a equipe responsável realiza a instrução com os selecionados.

A dona de casa Edicleia Aparecida Rodrigues, de 45 anos, foi a primeira contemplada pela horta vertical, com plantações de almeirão, tomate, cebolinha, entre outros. “Sou casada, meu marido é autônomo e de vez em quando fica sem trabalho. Tenho três filhos e aprender a trabalhar em uma horta que não ocupa muito espaço é muito bom. Vai nos dar alimento e ainda aprendemos a plantar e cuidar. Os vizinhos já estão curiosos”, revela.

Para a Assistência Social, a ação beneficia as famílias economicamente, fisicamente e psicologicamente, levando também em consideração o período de pandemia. Os materiais utilizados para a confecção da horta são os pallets (estrados de madeira utilizados para movimentação de cargas) e garrafas pet.

“Já percebemos a integração familiar desde o primeiro dia que viemos à residência da dona Edicleia. Desde que aprenderam a lixar os pallets, pintar a estrutura, mantiveram o corpo e mente ocupados em algo que traz muitos benefícios, como sair do ócio”, frisa Cleice Ponciano Gonçalves, psicóloga do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

De acordo com a equipe da Assistência Social, a ideia surgiu para trabalhar com as famílias em situação de vulnerabilidade econômica com intuito de fortalecer os vínculos familiares e a autoestima, estimulando comportamentos e regras em atividades integrativas.

A Secretaria de Assistência Social conta com parcerias para o fornecimento de materiais, como os pallets, pela empresa Coca Norte, e a terra preta pelo Horto Municipal. Demais parcerias serão fechadas para as próximas construções de hortas suspensas.

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Sair da versão mobile