Brasil despacha a Bélgica e sobe na tabela da Liga das Nações

0
145

O Brasil não quis dar chance à sorte. Nesta segunda-feira, a seleção de José Roberto Guimarães voltou a mostrar evolução e despachou a Bélgica em 3 sets a 0, parciais 25/18, 25/16 e 25/17. Com mais um bom desempenho e guiada pelos ataques de Tandara, a equipe seguiu com passos firmes o seu caminho rumo às Olimpíadas de Tóquio. A vitória, de quebra, faz com que a seleção assuma a vice-liderança da fase de classificação da Liga das Nações, atrás apenas dos Estados Unidos.

Resumo do jogo

 

A evolução se mantém. Tudo bem, ninguém esperava que a Bélgica causasse muitos problemas. Mas, ainda assim, a equipe brasileira somou mais alguns passos rumo à forma ideal. Zé Roberto, mais uma vez, repetiu a formação das últimas partidas, dando ainda mais entrosamento ao time. Com um passe preciso e ataque eficiente, principalmente pelas mãos de Tandara, o Brasil dominou as rivais sem correr riscos do início ao fim.

Tandara, com 17 pontos, foi o grande nome da partida. Gabi, com 11, também brilhou em uma partida de poucos erros, principalmente no ataque. A seleção também brilhou no passe. Foram poucas falhas. Camila Brait, mais uma vez, deu segurança à defesa brasileira durante toda a partida. Rosamaria, que entrou no decorrer do jogo, também aproveitou a nova chance: em quatro ataques, quatro pontos.

Brasil festeja ponto contra a Bélgica — Foto: Divulgação

Brasil festeja ponto contra a Bélgica — Foto: Divulgação

Próxima partida

 

O Brasil volta à quadra nesta terça-feira. O time de Zé Roberto vai encarar a China, às 11h, com transmissão do SporTV2

Como fica?

 

Com a vitória nesta segunda, aliada à derrota da Turquia para a República Dominicana, o Brasil sobe para a segunda colocação na tabela, atrás apenas dos Estados Unidos. A seleção soma sete vitórias na Liga das Nações, com apenas uma queda, justamente para as americanas. As quatro melhores equipes avançam à fase final.

1° set – Organização e poucos erros

 

Janssens aproveitou um espaço aberto junto à rede e atacou firme, dando fim ao primeiro rali logo na abertura do jogo. As belgas, que vinham de quatro vitórias em sequência, queriam manter o bom momento. Mas o Brasil, cada vez mais entrosado, não quis dar brechas a surpresas. Logo, a seleção abriu 8/4 até com alguma facilidade. Um breve momento de desatenção até permitiu que as belgas, da boa ponteira/oposta Herbots, se aproximassem no placar. Mas foi por pouco tempo. Sem perder o controle, a seleção caminhou com tranquilidade para fechar a parcial em 25/18, com Tandara.

Tandara salva bola durante partida contra a Bélgica — Foto: Divulgação

Tandara salva bola durante partida contra a Bélgica — Foto: Divulgação

2° set – Passeio à brasileira

 

A seleção manteve o ritmo na volta à quadra. A facilidade era tanta que a equipe de José Roberto Guimarães abriu 7/2 e obrigou que o treinador rival pedisse tempo mesmo a um ponto da parada técnica. O passeio brasileiro, porém, seguiu sem maiores problemas. Com um passe preciso e um ataque eficiente, a seleção aumentou a vantagem pouco a pouco. Em um ace de Gabi, 18/12. A partir daí, foi só seguir o embalo para fechar em 25/16.

3° set – Um pouco mas de dificuldade, mas sem sustos

 

Zé Roberto voltou à quadra com Bia no lugar de Carol. O técnico, mais uma vez, aproveitou para dar rodagem ao elenco diante da facilidade do jogo. Do outro lado, o treinador belga também tentou mudar para buscar uma improvável virada. Chegou a engrossar o jogo e se manter colado no placar. Mas, mesmo nesses momentos, a seleção, ainda que cometesse erros que não vinha cometendo, seguiu controlando a partida. Na inversão, Zé Roberto voltou a mandar Roberta e Rosamaria em quadra. No ponto da oposta, a vantagem subiu para 15/12. A Bélgica ainda voltou a pressionar por um breve momento, mas o Brasil cresceu. Tandara, a melhor da noite, fez a diferença disparar. No fim, em mais um erro das rivais, conta fechada: 25/17.

Escalação:

Brasil: Macris, Tandara, Carol, Carol Gattaz, Gabi e Fernanda Garay. Líbero: Camila Brait. Entraram: Lorenne, Roberta, Rosamaria, Bia.

Fernanda Garay ataca contra bloqueio belga — Foto: Divulgação

Fernanda Garay ataca contra bloqueio belga — Foto: Divulgação

Por GE