Mendes vê “implicância” com torneio: “Virou o grande vilão”

0
149
Governador Mauro Mendes e secretário Alan Porto recebem apostilas para os alunos da rede estadual de ensino - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) saiu em defesa, nesta terça-feira (8), da realização da Copa América no Brasil. Ele afirmou não ver razão para a “implicância” com a competição enquanto outros torneios seguem sendo realizados no País.

“Hoje, existe a série A, a série B, série C, série D, Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores da América, Eliminatórias da Copa do Mundo, tudo acontecendo”, enumerou durante conversa com a imprensa.

 

“Eu não sei o porquê dessa implicância com a Copa América. Parece que ela virou o grande vilão, como se nada estivesse acontecendo, como se estivesse todo mundo paradinho em casa”, acrescentou.

 

Mendes ressaltou que a Copa América possui protocolos rígidos e que serão obedecidos todos os critérios de biossegurança, com envio de delegações pequenas e já vacinadas ao país e sem a presença de público nos estádios.

 

Segundo os protocolos divulgados pelo Ministério da Saúde, os jogadores deverão ser testados contra a Covid-19 a cada 48 horas e não poderão sair do hotel, exceto para ir aos treinos ou por questão de saúde.

“Gente, pelo amor de Deus! Vão vir aí 40 ou 50 pessoas por delegações. Essas pessoas, a grande maioria, joga na Europa, estão todas vacinadas, existe um protocolo muito rígido de teste e biossegurança, o estado estará fechado”, afirmou.

 

Notificação do MPF

 

O governador ainda se disse tranquilo quanto à notificação que deverá ser feita pelo Ministério Público Federal aos Estados e cidades que vão receber o torneio, para que prestem esclarecimentos por supostas violações às regras sanitárias.

“Não fomos notificados ainda. Mas eles deviam aproveitar e notificar também todo mundo do Brasil inteiro, notificar a todos nós aqui. Olha a aglomeração aqui [local da coletiva de imprensa]. Estão vendo? Vamos notificar todo mundo”, ironizou.

Mendes, porém, afirmou que irá prestar todas as informações solicitadas pelo órgão.

“Não tem problema nenhum. O Governo tem o dever de explicar para o Ministério Público, para imprensa, para o cidadão, qualquer coisa que for questionada. Vamos explicar, estamos muito tranquilos, porque estaremos seguindo todos os protocolos de segurança”, disse.

 

Esquema de segurança

 

De acordo com o governador, já foram feitas reuniões entre a organização do torneio e a Secretaria de Estado de Segurança Pública para alinhamento dos protocolos de segurança que serão adotados.

Mendes ressaltou que, a princípio, não há muita novidade, porque não haverá torcedores no estádio, mas que há um rigor a ser adotado com os jogadores para evitar qualquer tipo de contaminação dos atletas e delegações.

“Existe todo um protocolo que é muito mais rígido do que ocorre no Campeonato Brasileiro e em outros campeonatos que estão acontecendo. Esse programa já está sendo detalhado, já existe um modus operandi sendo tratado e em breve ele vai ser divulgado”, completou.

 

Por Midia News