Músico lança o álbum Sol de Agosto com músicas autorais e poemas

0
62
- Foto por: Divulgação

No dia 18 de junho será lançado o álbum Sol de Agosto, com músicas de Everton Almeida e poemas de Marta Cocco. O EP é composto de 5 canções autorais e 4 poemas. O lançamento será feito pelo canal do músico no Youtube. O projeto foi selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Os temas das canções giram em torno de imagens e sons da cultura nordestina, num hibridismo com o espaço mato-grossense e referências da música popular brasileira. A canção tema do álbum, Sol de Agosto, é uma composição em parceria com Ricardo Novais, músico de Belo Horizonte, feita a partir de um poema do livro Norte, de Everton Almeida.

“Sol de Agosto” homenageia os pais do músico. “Foi o primeiro poema que fiz em referência à cultura de meu pai e minha mãe, a nordestina. É dela, na figura deles, que vem minha primeira experiência rítmica, melódica, semântica e afetiva. Por isso, faço poesia e música por eles e para eles, que sempre me mostraram que é possível resistir às secas da terra e a dos humanos”.

A gravação do álbum conta com voz e violão de Everton Almeida e a participação dos músicos Wesley Alves (guitarra), Jorge Félix (teclado/piano), Izaque Menezes (baixo), Jefferson Corrêa (bateria), Thiago Gasparino (violoncelo), Maycon Alves (viola), Ricardo Novais (voz), Alberto Salgado (voz) e Júnior Ferreira (acordeon).

Everton Almeida é cuiabano, músico, escritor e professor de Literatura na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Tangará da Serra. Estudou violão com Toni Fernandes e Carlos Menezes, foi diretor musical da Cia de Teatro Mosaico e cantor no grupo vocal Candimba. Desde 2014, vem trabalhando com projetos e ações culturais em Tangará da Serra.

Serviço

Lançamento do EP Sol de Agosto

Data: 18 de junho de 2021 (sexta-feira)

Local: Canal de Everton Almeida no Youtube

Fonte: Dayanne Santana Secel-MT
Crédito de imagem: – Foto por: Divulgação