84 doses de vacinas AstraZeneca são furtadas de PSF em Lucas do Rio Verde

0
52
Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (22), servidores que atuam no PSF do Bairro Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, perceberam que 17 frascos da vacinas AstraZeneca, contra a Covid-19, estavam vazios, o que corresponde a 84 doses.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Ventura, as doses haviam chegado na segunda-feira (21) e estavam alojadas em uma sala no PSF, que sempre fica trancada a chave.

“A equipe identificou o furto por volta das 16h, onde as doses haviam sumido da sala. Durante o dia a vacinação transcorreu para as pessoas com comorbidades e verificado depois que os 17 fracos estavam vazios. Imediatamente fomos acionados e fomos até o local junto com a procuradoria da Prefeitura e acionamos também a Polícia Civil, para que as providências sejam tomadas. Inclusive o boletim de ocorrência já foi confeccionado e também iremos instaurar um processo administrativo para apuração dos fatos. Temos também uma lista com todos os funcionários que estavam no plantão. Nós já contactamos a empresa de vigilância que faz o monitoramento para apurar também quem teria feito isso”, explicou a Secretária, afirmando ainda que a dose, depois de aspirada no frasco, só pode ser usada nas próximas seis horas.

“A gente não entende o motivo de uma ação dessas. E essas doses precisam ser registradas no sistema do município e no Sistema Nacional de Vacinação e ainda é um quantitativo para a primeira dose. Vamos correr atrás junto ao estado atrás de uma reserva técnica, para reaver esse quantitativo perdido”.