Espaço Vidas é revitalizado e credencia mais um psicólogo em Lucas do Rio Verde

0
59
Foto: Rayan Nicacio/Ascom Prefeitura

Idealizado pela Secretaria de Administração para promover o bem-estar físico e mental dos servidores municipais de Lucas do Rio Verde, o Espaço Vidas passou por uma revitalização e, no mês de junho, credenciou mais um psicólogo para realizar os atendimentos na unidade.

O V.I.D.A.S (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores) conta com Sala de Acolhimento, onde atendimentos de psicólogo e assistente social são realizados, não só para os servidores, mas também para familiares dos trabalhadores do município.

“Estamos fazendo a acolhida também na questão dos lutos. Houve muitas perdas familiares, inclusive de servidores. Por isso decidimos estender os atendimentos para famílias que necessitam dessa ajuda”, explicou a psicóloga Bruna Maciel, coordenadora do Vidas.

Além dos atendimentos de assistente social e psicólogo, o servidor pode encontrar serviços de protocolo de licenças médicas, agendamento de perícias e outras orientações a respeito da vida funcional do servidor.

O espaço ganhou, além de atualização das placas internas e fachada, uma nova cartela de cores, mais colorida e fiel à remodelação do projeto.

Segundo a responsável pelo Vidas, o contato inicial para buscar atendimento pode ser feito por telefone ou pessoalmente na recepção do espaço. Ela explica que, em alguns casos, é possível que o gestor do setor comunique a necessidade de suporte por parte do servidor.

“Tudo é feito conforme a necessidade e como ele for se sentir melhor acolhido. Realizamos o encaminhamento para a Secretaria de Saúde quando há necessidade, como a solicitação de uma consulta com especialista”, comentou Bruna.

Durante a pandemia, alguns serviços foram adaptados de forma on-line, como o recebimento de documentos pelo Whatsapp, com monitoramento e acolhimento de servidores que estão em tratamento da Covid-19, bem como os demais servidores que precisam do atendimento do espaço.

Relatório de atendimentos

De acordo com o relatório quantitativo de ações do Espaço Vidas, até metade de junho deste ano foram registrados 8.906 atendimentos. Os números representam os atendimentos realizados com psicólogo e assistente social e ainda os protocolos feitos pelo setor administrativo, que incluem agendamentos de perícias, licenças e atestados médicos.

Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque