Uma publicação na revista The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo, comprovou a segurança e resposta imune da CoronaVac em crianças a partir de 3 anos. O estudo das fases 1 e 2 pelo laboratório Sinovac foi feito com mais de 550 crianças na China.
No ensaio clínico, 96% do grupo testado produziu anticorpos para a Sars-Cov2. Além disso, as reações adversas foram na sua grande maioria de grau 1 e 2, leve e moderada, como dor no local de aplicação e febre e apenas 1% do grupo apresentou reação adversa de grau 3.
A fase 3 está em andamento no país asiático e irá testar a eficácia e o nível de proteção da vacina nessa faixa etária.
Na China, o uso emergencial da vacina em crianças a partir de 3 anos já está autorizado desde o dia 4 de junho. Aqui no Brasil, desde o dia 11 de junho, o Instituto Butantan já enviou documentação à Anvisa para autorizar o uso emergencial da CoronaVac em crianças a partir dessa idade e aguarda resposta.
Outra vacina contra covid, da Pfizer, já tem autorização da Anvisa para vacinar adolescentes a partir de 12 anos. No entanto, os jovens e adolescentes deverão aguardar a conclusão da vacinação de toda a população adulta para serem incluídos nos programas de imunização.
Fonte: Nelson Lin* – Repórter da Rádio Nacional – São Paulo