A Prefeitura de Lucas de Rio Verde reuniu na tarde desta terça-feira (15) com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e representantes da sociedade civil organizada com objetivo de dar o primeiro passo para implantação do Museu e formalizar o Conselho Municipal de Políticas Culturais, como conselho consultivo e deliberativo da instituição.
Na reunião foi apresentado aos representantes da sociedade um vídeo sobre a projeção feita pela Gestão Municipal para instalação do Museu. A ideia é criar uma unidade museológica em Lucas do Rio Verde unindo acervos digitais e físicos. Além disso, foi apresentada a ideia da criação do museu a céu aberto.
Durante o encontro, reforçou-se a importância de cuidar da história e da memória da população luverdense por meio do Museu. A intenção de adequar o prédio de pedras do Parque dos Buritis para as primeiras atividades museológicas foi mencionada.
O desafio da gestão será alocar recursos para o projeto, mas com a garantia de todos os esforços para a instalação do museu nos próximos meses.
A Secretaria de Cultura reforçou que o trabalho de catalogação e organização do acervo está em fase adiantada e que nesse momento está sendo feita a aquisição de uma scanner de alta resolução para digitalização do acervo.
O coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde historiador Oliveira Neto disse que esse foi o passo mais importante para a instalação da instituição.
“A Lei 11.904 também conhecida como Estatuto do Museu define toda a parte burocrática para a implantação de um Museu. Além da confecção do Plano Museológico, Regimento Interno e Estatuto Social, os quais já elaboramos, é fundamental a existência do Conselho de Patrimônio Histórico. Em Lucas do Rio Verde já existe o Conselho Municipal de Políticas Culturais que tem autonomia para deliberar sobre todos os assuntos da Secretaria de Cultura, então não se faz necessário criar outro Conselho só para o Museu. Nesse momento, além de oficializarmos a implantação da unidade museal obtivemos também o aval da sociedade para adequados o Conselho existente que vai deliberar sobre os assuntos museológicos a partir de agora”. Informou.
Vale ressaltar que existe uma previsão de que até o final do segundo semestre do ano, o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde esteja funcionando com exposições temporárias e itinerantes.
Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos