Começou nesta quinta-feira (10) a vacinação de um novo grupo prioritário contra a Gripe (Influenza). Nele estão incluídos pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores da área de transportes coletivos, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade (incluindo jovens e adolescentes em medidas socioeducativas), conforme prioridade definidas pelo Ministério da Saúde.
A segunda etapa da vacinação contra a Influenza (Gripe), que contemplou professores, monitores de escola e idosos acima de 60 anos de idade, encerrou em 8 de junho e vacinou 2.457 pessoas. A primeira etapa atingiu 3.755 pessoas, entre gestantes, puérperas e crianças com até seis anos de idade. No total, até o momento, o município conta com 6.212 imunizados.
Professores e monitores de escola foram as pessoas que menos faltaram à vacinação. Enquanto isso, idosos acima de 60 anos e crianças com até seis anos de idade são os grupos com menos adesão.
Ari Arienti, 63 anos, aproveitou o último dia da vacinação destinado ao seu grupo prioritário para manter a carteira vacinal em dia.
“A gente tem que se cuidar, evitar a Gripe também. Eu já tomei a vacina contra a Covid-19, mas mesmo assim tem vir aqui para acompanhar os outros tipos de vacina para tomar”, afirma Arienti.
Aqueles que fazem parte dos grupos prioritários das etapas anteriores e que ainda não se imunizaram, devem procurar o PSF mais próximo de sua residência, munidos de documento oficial com foto e carteira vacinal.
É importante ressaltar para aqueles que já receberam a vacina contra a Covid-19 ou qualquer outro tipo de vacina, que o intervalo entre as imunizantes deve ser de no mínimo 14 dias. E em caso de dúvida, priorizar pela imunização contra a Covid-19 e aguardar o prazo para receber a vacina contra a Influenza.
Para a vacina contra a Gripe não é necessário fazer cadastro ou agendamento. Apenas compareça a qualquer um dos PSFs do município, exceto os PSFs I, II – Rio Verde, que funcionam como atendimento de urgência e emergência.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a Sala de Vacina do PSF XI Tessele Junior continua com atendimento em tempo integral e estendido para imunizar toda a população, não somente os moradores do bairro. Além do horário comercial, a unidade também fica aberta de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 14h às 20h. O PSF XI fica localizado na Rua Amazonita, quadra 39, no bairro Luiz Carlos Tessele Junior.
O município segue o Plano Nacional de Vacinação Contra a Influenza e espera atingir a meta nacional de 90% dos munícipes ao final do cronograma anual.
Fonte: Ascom Prefeitura/ Duana Souza