A Rússia se queixou à Uefa, a entidade reguladora do futebol europeu, depois que a Ucrânia apresentou a nova camisa de sua seleção com um mapa que inclui a Crimeia, disse o ministro russo dos Esportes nesta quarta-feira (9).
A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014. Moscou considera a península parte da Rússia, mas esta é reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia.
Autoridades russas já classificaram a medida como uma provocação, enquanto autoridades ucranianas dizem que o uniforme contém símbolos que unem a população do país. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, publicou nesta quarta-feira (9) no Instagram uma selfie na qual aparece com a camisa.
“A União Russa de Futebol apelou à Uefa para receber explicações”, disse o ministro russo dos Esportes, Oleg Matytsin, segundo citação da agência de notícias Tass. “Expressamos nossa preocupação com o uniforme da seleção ucraniana.”
A frente da camisa amarela mostra as fronteiras do país em branco. Um slogan na parte superior das costas diz “Glória à Ucrânia!”. Dentro da camisa há um slogan que declara “Glória aos heróis!”
As duas frases são usadas na Ucrânia como uma saudação militar oficial.
As relações entre Moscou e Kiev se deterioraram acentuadamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista com apoio russo no leste da Ucrânia no mesmo ano.
A Ucrânia enfrenta a Holanda em sua primeira partida da Euro 2020 no dia 13 de junho em Amsterdã, e ainda encara Áustria e Macedônia do Norte no Grupo C.
A Rússia confronta a Bélgica em seu jogo de abertura em casa em São Petersburgo em 12 de junho e depois joga contra Dinamarca e Finlândia.
Fonte: Gabrielle Tétrault-Farber – Moscou
Crédito de imagem: © Cortesia Facebook@ Andrii Pavelko via REUTERS/Direitos Reservados