O período de vazio sanitário teve início nesta terça-feira (15) em todo o Estado de Mato Grosso. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde alerta os produtores rurais do município, já que até 15 de setembro está proibida a presença de plantas vivas de soja nas lavouras.
A medida de implantação do vazio sanitário está prevista na Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT nº 001/2021 e tem como objetivo reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática no período de entressafra, atrasando a ocorrência da doença na safra seguinte.
Segundo Governo do Estado, o vazio sanitário da soja, que é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja, foi estabelecido em Mato Grosso há 15 anos. A fiscalização das propriedades fica por conta do Indea.
“O vazio sanitário tem como principal objetivo reduzir a possibilidade de sobrevivência da doença que mais prejudica a soja, que é a ferrugem asiática. É interessante que os produtores cuidem disso, pois muitas plantas acabam brotando ao redor dos armazéns. Se vir qualquer pé de soja nesse período precisa ser feita a retirada”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
Denúncia
Denúncias sobre o descumprimento do vazio sanitário podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria do Indea no 0800 647 9990, por meio Ouvidoria Geral do Estado pelo site http://www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao ou ainda nas unidades locais do Indea-MT. Os canais também podem ser usados para tirar dúvidas e fazer solicitações.
Fonte: Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque