Agentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

0
50
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Dando sequência ao cronograma de treinamentos aos profissionais da Saúde, o Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde realiza nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de julho, dois dias de capacitação com agentes da Vigilância Sanitária. A formação com os profissionais ocorre no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Nesta quinta-feira, ministrado pela farmacêutica e especialista em saúde pública e sistemas de saúde, Fernanda Dotto, o encontro tem como proposta rever todas as noções básicas de vigilância, competências, o código sanitário que está em processo de reformulação. “A ideia é dar esse olhar ampliado para esse processo de ampliação da municipalização, abrangendo uma inspeção de média complexidade, esses agentes estejam preparados para esse momento”.

Fernanda pontua que o encontro também visa capacitar esses novos agentes para que a execução das funções em campo seja conforme a legislação vigente. “Tudo isso se aplica no campo de atuação deles a todo tempo. Então um momento como esse é primordial para que eles estejam sempre preparados”.

Durante o encontro, os agentes participaram de uma dinâmica com objetivo de relembrar sobre o conceito de Vigilância Sanitária. Para eles, a população precisa mudar o conceito de que os profissionais estão ali apenas para multar, quando a área de atuação deles é muito mais ampla. “Os servidores têm sim autonomia para aplicar a punição quando o local fiscalizado não está em conformidade, mas o principal papel da Vigilância Sanitária é de cunho orientativo e educativo”, reforça a farmacêutica.

Antes de multar, os fiscais orientam e notificam os estabelecimentos em inconformidade com as leis sanitárias. Em caso de reincidência, não havendo alternativa, aí sim a medida punitiva deve ser aplicada.

Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior