A última semana foi marcada por muito conhecimento na área da saúde em Lucas do Rio Verde. Visando o aperfeiçoamento dos profissionais da rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde realizou treinamentos para os profissionais atuantes na Atenção Básica e na vacinação.
Treinamento Vacinação
Sabendo do aumento da demanda na vacinação contra a Covid-19 com a faixa etária decrescendo e os públicos prioritários aumentando, a Saúde preparou uma tarde de orientações e treinamento aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre a vacinação, formas de anotação e lançamento dos dados no sistema.
Na oportunidade, mais de 50 agentes de todos os PSFs do município participaram sob orientação da coordenadora da Central de Vacinas, Juscilene Costa.
Além disso, na tarde da última quinta-feira (01), 13 profissionais que atendem na rede pública odontológica do município também receberam uma capacitação sobre vacinação contra a Covid-19. Os cirurgiões-dentistas possuem competência legal e conhecimento técnico na área da saúde e podem também, desde que devidamente capacitados, fazer parte do grupo aplicador de vacinas. O treinamento foi conduzido pela enfermeira Cláudia Regina Engelmann, coordenadora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde.
O objetivo da convocação desses profissionais é ampliar a quantidade de aplicadores para acelerar o processo de imunização da população a medida que mais doses forem chegando ao município. A decisão de convocar odontólogos para auxiliar nas campanhas de vacinação é regulamentada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Mato Grosso, que seguiu a medida nacional adotada também por outros estados.
Previne Brasil
Ainda na última semana, os coordenadores dos PSFs de Lucas do Rio Verde estiveram em treinamento sobre o programa Previne Brasil, nova forma de custeio de recursos destinados à Atenção Básica.
A capacitação teve orientação da coordenadora de Atenção Básica do município, Glaucia Accordi, e abordou o aperfeiçoamento dos índices locais por meio do desempenho das equipes somado a incentivos de capitação ponderada e incentivo para ações estratégicas.
Nutricionistas em ação
Com o tema “Complementos alimentares na rede municipal de Lucas do Rio verde”, as profissionais nutricionistas da rede pública do município estiveram em capacitação para atualização na última semana. Na oportunidade, foram orientadas sobre os processos de solicitação, avaliação da Comissão de Farmácia e Terapêutica e dispensação dos complementos alimentares.
Trabalho Terapêutico
Em parceira com a Escola Pública Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop realizou uma capacitação com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com objetivo de discutir os serviços, projetos e atividades que nortearão o desenvolvimento de trabalhos terapêuticos.
Além disso, foram traçadas estratégias, estruturação dos serviços ofertados e um modelo de atenção a fim de dar uma assistência digna e mais humana aos usuários do CAPS do município.
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza