O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para 350 famílias de Lucas do Rio Verde. Com 80% das obras do Residencial Vida Nova II executadas, ao visitar o terreno, é notável a evolução das construções.
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (13), realizada diretamente no Residencial, a secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal de Habitação, Janice Ribeiro, reforçou o comprometimento da equipe responsável para que o processo de entrega seja justo. “Pedimos às pessoas que participam da seleção das casas tenham um pouco mais de paciência, pois as obras estão acontecendo e pretendemos entregar até outubro de forma transparente e com muita responsabilidade, para não cometermos injustiças”, frisa Janice.
O engenheiro civil, Victor Fidélis Dias, responsável pelas obras, detalhou a execução aos que estavam presentes. “A estrutura das residências foi feita pelo método de alvenaria estrutural, onde as próprias paredes possuem a função de resistir às cargas provenientes das estruturas existentes. O telhado é composto por estrutura metálica. As paredes da residência possuem uma proteção impermeabilizante. O piso da casa foi feito em cerâmica conforme normativa vigente. Todas as casas são equipadas com sistema de aquecimento solar de água, possuindo um reservatório de 200L de água fria e 500L de água quente. A pintura será em tinta texturizada, tanto na parte interna, quanto na externa”, conclui o engenheiro.
No começo deste mês de julho, um termo aditivo no valor de aproximadamente R$ 15 milhões aos contratos firmados com a Caixa Econômica Federal foi assinado entre o Governo do Estado e três municípios, entre eles, Lucas do Rio Verde, que recebeu R$ 2,2 milhões, que contribuirá para a finalização do processo de obras.
A próxima reunião do Conselho será dia 29 de julho para definir o dia do sorteio das 350 moradias, que será on-line devido a pandemia. Outros detalhes e link de acesso serão divulgados após término do encontro.
Critérios
De acordo o Departamento de Habitação, o processo de seleção dos 350 contemplados segue as orientações e critérios da Caixa Econômica Federal e do Conselho Municipal de Habitação, conforme a Portaria Federal nº 163, que instituiu o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional e norteia o processo de seleção e hierarquização de pessoas.
Projetos
Avaliando a necessidade de mais moradias, futuros projetos seguem em estudos, como os quatro condomínios verticais, com aproximadamente 1.500 apartamentos para Lucas do Rio Verde. O objetivo é firmar parceria com o Estado, por meio do MT PAR, e com a Caixa Econômica Federal para as novas construções.
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos